Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/2012/6768408ea50ee.jpg

Crescem os casos de Dengue e Chikungunya na cidade de Arcos e esforços são intensificados

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, de janeiro até o dia de hoje, 17 de agosto, os casos prováveis de dengue no município de Arcos já somam 493 e 245 foram confirmados. Já Chikungunya são 35 casos prováveis para 29 casos confirmados.

Diante dessa crescente, intensificam os esforços para combater os focos de acúmulo de água que propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Agentes de endemias seguem com as ações para o controle vetorial nas residências e pontos estratégicos como oficinas e borracharias.

Campanhas educativas e de prevenção

Além da ação massiva em todas as regiões da cidade para averiguação e eliminação de focos, trabalhos educativos também são realizados para tentar conscientizar a população quanto à sua importância nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito; já que a ajuda da mesma é de suma importância para o controle desse vetor.

O PSF do bairro Esplanada recebeu hoje o responsável pelo Setor de Vigilância Ambiental e Endemias de Arcos, Geraldo Moura, para falar sobre arboviroses; que são as doenças causadas pelo “arbovírus” como dengue, zika, Chikungunya e febre amarela. Segundo ele, eventos como esse vem acontecendo durante todo o decorrer do ano.

           

Geraldo informa também sobre o 4º LIRAa que acontecerá na próxima semana, do dia 21 a 25 de agosto. O “Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti” acontece para avaliar a incidência de presença de focos com larvas do mosquito e nortear as ações que deverão ser tomadas para controlar e prevenir o aumento de casos.

Ele ainda comenta sobre a importância dessas campanhas, da conscientização da população como um todo para que o combate seja efetivo.

 "Esses encontros com a população são muito importantes. Esses grupos geralmente são compostos por pessoas mais velhas que exercem a liderança na família. E isso ajuda a levar a nossa mensagem e instruções para casa, vizinhos e amigos”, afirma.

 

Dicas para evitar a proliferação do mosquito segundo a Secretaria do Estado de Minas Gerais:

  • Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;
  • Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
  • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
  • Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
  • Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível, mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
  • Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
  • Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
  • Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;
  • Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue ou febre Chikungunya, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

 

Veja também:

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

Foram registradas ocorrências que incluem prisão de foragido da justiça, infrações de trânsito, violação de domicílio, tráfico de drogas, vias de fato e agressão e descumprimento de ordem judicial por detento que cumpre prisão domiciliar.

Leia Mais