• 29/03/2024
04 Setembro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 12h03
Fonte de Informação: ASSCOM

Câmara aprova projeto que obrigada transmissão de licitações do Executivo e do Legislativo

   Primando pela transparência dos atos dos Poderes Legislativo e Executivo de Formiga, a Câmara Municipal aprovou na noite de ontem o Projeto de Lei 328/2019, que obriga a transmissão via internet das licitações feitas por esses poderes.

 

   A proposta é de autoria da Comissão de Serviços Públicos Municipais, composta pelos vereadores Joice Alvarenga/PT, Marcelo Fernandes/PCdoB e Flávio Martins, e foi aprovada por unanimidade. Agora, ela é encaminhada para a Prefeitura para sanção do prefeito Eugênio Vilela/DEM.

 

   No projeto, é prevista a transmissão de todas as sessões públicas presenciais realizadas nas licitações, ou seja, a modalidade pregão eletrônico não é contemplada. Ainda é determinado que os arquivos das gravações deverão ficar disponíveis para consulta no site do respectivo poder licitante.

 

   Na justificativa que acompanha o projeto, os vereadores autores da proposta explicam que “oferecer às pessoas condições virtuais de acompanhamento das licitações públicas é uma estratégia inteligente e com grande possibilidade de êxito para aperfeiçoar o princípio da publicidade. A maioria dos cidadãos não tem conhecimento do que é de fato um processo licitatório e ter a oportunidade de saber e acompanhar é uma oportunidade para aperfeiçoar a participação popular nos atos do governo”.

 

   A comissão ainda ressalta que o projeto aperfeiçoa a transparência com os gastos públicos, torna pública e transparente as informações de interesse público e amplia o controle social para o âmbito das licitações e contratos públicos.

prefeitura
camara
formiga
executivo
legislativo

VEJA TAMBÉM