• 25/04/2024
20 Outubro 2021 às 17h00
Atualizada em 20/10/2021 às 17h55
Fonte de Informação: Da Redação- Kamilly Castro

Brutas de batom falam sobre III Edição do Pedal Rosa e tudo sobre o grupo feminino de ciclistas

Em entrevista especial ao Portal Arcos, Brutas de Batom destacaram informações sobre a ação que acontece em 27/10 e como funciona o grupo de mulheres arcoenses apaixonadas por bike

O grupo Brutas de Batom são mulheres que se uniram com intuito da prática de esporte e lazer através do ciclismo, fomentando além de um hobby a participação em causas em prol da comunidade, como é o caso do movimento em especial ao outubro rosa, que está em sua terceira edição e acontece na próxima quarta-feira (27). E para conhecermos mais sobre as atuais atividades do projeto e o Pedal Outubro Rosa, fizemos uma entrevista completa com as integrantes do Brutas de Batom.

 

O grupo criado em 10 de agosto 2018, tem o intuito de trazer mulheres para o esporte, e com a pandemia o ciclismo entrou em ascensão e evoluiu muito. Consequentemente a procura cresceu e o grupo que em 2019 tinha 50 integrantes aumentou para 144 mulheres participantes do Brutas de Batom. E para mulheres interessadas em participar podem entrar em contato no Instagram das @brutas.de.batom, ou em seus perfis pessoais, @marquesemilainy, @danihuniamtb, @mirianmelo. O objetivo do Brutas de Batom é incentivar cada vez mais mulheres no pedal, e a prática delas no ciclismo, elevando a autoestima, porque toda mulher é bruta, “mas a que pedala é mais ainda mais bruta”, destacou Emilayne Marques em nossa entrevista. “Um pedal não é só um pedal, e um tempo que você tira para cuidar da sua mente, organizar os pensamentos, e relaxar, mesmo sendo uma atividade de muita intensidade! ”- Brutas de Batom.

 

Esse ano será o 3° Pedal Outubro Rosa, e o que em 2019 foi somente um pedal, no ano de 2020 com a ideia de uma das integrantes, a Gilma Gondin, se transformou também em além de uma ação de conscientização, uma atitude de solidariedade, associando o pedal juntamente com uma campanha solidária, adotando a Sociedade Vencer como instituição à receber os produtos doados, que neste ano de 2021, serão itens de higiene pessoal.

 

O Pedal Outubro Rosa que acontece em 27/10 terá início na Feira do Produtor Rural (“feirinha”) de Arcos-Mg às 19hs, no local as participantes do Brutas de Batom irão enfeitar as bikes com balões rosa. O pedal é aberto ao público feminino e para participar é só ir até a “feirinha”, levando sua doação de itens de higiene pessoal, caso puder. O pedal tem o circuito médio de 9km, e o tempo depende do ritmo do grupo, ressaltando que é um pedal focado em passeio pela cidade e tem muitas participantes que não tem o costume de andar de bicicleta, mas o trajeto é de no máximo 1h.

 

Nesta terceira edição, se tem uma grande novidade, que oportunizará para que mais pessoas possam contribuir com a causa social do pedal, ajudando nas doações de produtos destinados à Sociedade Vencer, contando com pontos de apoio nas empresas de Arcos: CENTRAL BIKE, ROBSON SUPLEMENTOS, IMPACTO BIKE, FLORICULTURA FOLHAS E FLORES, HIPER ABC, SUPERMERCADO ABC, REAL SMART, ACE, DONA FLOR MODA INTIMA, SICOOB ARCOMCREDI, REAL SMART, ARCOS CLUBE, CENTER CALÇADOS), estas estarão recolhendo itens de higiene pessoal que serão doados à instituição que no último ano doaram lenços, e até cabelos para confecção de perucas. Ressalta-se aqui o convite feito pelas Brutas de Batom à comunidade para que estejam ajudando nesta causa tão nobre.

 

O câncer de mama continua sendo um dos principais cânceres a acometerem mulheres de todas as idades no Brasil e no mundo. E é por isso que durante todo o ano, principalmente, no mês de outubro, é realizada a campanha “Outubro Rosa” em conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer – cerca de 2,3 milhões de casos novos de câncer de mama foram estimados no ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. No Brasil, foram estimados 66. 280 casos novos de câncer de mama neste ano, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Com base nesses dados, é possível observar a necessidade de, a cada dia mais, falar sobre o diagnóstico precoce da doença. Para saber mais sobre a doença, leia a matéria que nossa equipe do Portal Arcos realizou com Dr. Wailton falando sobre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama.

 

E com a campanha vem também o intuito principal do pedal que é lembrar todas as mulheres deste tema tão importante, não somente as que pedalam, mas sim todas as arcoenses através deste ato. O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres, e o auto exame é simples, fácil e rápido de se realizar, ao descobrir logo no início, se faz com que a taxa de sobrevivência seja maior, e o tratamento menos invasivo. “Tão importante quanto exercitar o corpo é fazer o auto exame das mamas, quero abrir um espaço também para o exame "preventivo", são dois exames que se forem feitos regularmente podem salvar vidas, e prevenir doenças na sua fase inicial diminuindo tratamentos agressivos e invasivos”, mencionou Emilainy Marques em nossa entrevista.

 

Brutas de Batom nesta terceira edição do pedal vem com a expectativa de que mais mulheres deem a importância para esta questão, que na agitação do dia a dia, o autocuidado e esta questão acabam ficando de lado. “Se uma mulher chegar e falar que esse pedal fez com que ela se lembrasse do auto exame, na minha opinião já ganhamos muito com isso!”- Emilainy

 

Na entrevista entre o Portal Arcos e o grupo Brutas de Batom, conversamos também sobre as ações do grupo que segundo Emilainy atualmente o grupo não tem dias fixos de atividades: “Sempre comento e auxilio em nosso grupo que quando alguém for fazer um pedal e não tiver companhia, para que envie mensagem no grupo, pois sempre tem uma outra integrante disponível para se juntar a ela. No grupo também combinamos os pedais coletivos em maiores ou menores quantidades de mulheres, dependendo da disponibilidade das integrantes, e na maioria das vezes elas mesmo vão com outras integrantes que já conhecem o percurso, tem noções de primeiros socorros e até mecânica de bike.”- Emilayne.

 

Atualmente o grupo é administrado por três mulheres, Daniela Júnia, Mirian Melo, e por Emilainy Marques, o Instagram é administrado por Emilainy e Daniela e as demais questões as administradoras se reúnem e tomam as decisões em conjunto com o grupo.

 

Na entrevista com o grupo também destacamos algumas perguntas sobre as atividades ciclísticas, o público feminino e o apoio do governo municipal.

 

Como vocês visam a importância da participação das mulheres nos esportes e o significado de trabalhar datas como esta voltadas para o público feminino.

“O nosso grupo é 100% feminino, então não é só abordado questões de ciclismo, mas também todo assunto voltado as mulheres, desde a adolescência até as mulheres mais velhas, assuntos como autoestima, filhos, trabalho dentro do lar e fora dele e vida profissional. Em nosso grupo tem mulheres que são empresárias, tem as meninas mais jovens que são estudantes, são mulheres com variadas profissões e multi tarefas, até aquela que já é vovó e pedala, tudo que envolve a questão mulher e ciclismo estamos nos envolvendo e engajando.”

 

Como é o apoio para as mulheres no ciclismo?

“Procuramos apoiar a todas desde as mais novas, até as mais experientes. Auxiliamos com dicas, orientações e procuramos sempre colocar fotos das participantes no Instagram para incentiva-las cada vez mais, e inspirar outras que ainda não andam de bike. Em nosso grupo temos mulheres que participam até de corrida.”

 

Como analisa o espaço para os ciclistas em Arcos?

“O espaço para o ciclismo melhorou bastante, mas precisa melhorar cada vez mais. Agora temos um local para treinar, no Parque Aquático ‘Adriano Carlos Oliveira - Didi’, mais conhecido como Prainha, um local destinado para nós e estamos usando bastante as ciclovias na Avenida Sanitária.”

 

Na sua opinião a cidade precisa de melhoras para o ciclismo? Caso sim o que pode e como melhorar?

“Precisa sim, o número de ciclista aumentou bastante nos últimos anos, não só em Arcos mas em todo Brasil, a sinalização ainda é precária e muitas vezes a própria comunidade não ajuda em questão de lixo. Por muitas vezes encontramos garrafas de vidro quebradas na ciclovia, carros estacionados, pessoas correndo e caminhando na faixa destinada aos ciclistas, fazendo com que estes deixem a faixa. Corriqueiramente lidamos com motoristas que não respeitam a sinalização e a preferência, mesmo quando fazemos sinais de braço (orientamos as meninas quanto o uso dos sinais), principalmente na Avenida Sanitária.”

 

Ao final de nossa entrevista o grupo Brutas de Batom reforçou mais uma vez este convite especial à todas as mulheres para estarem participando do Pedal Outubro Rosa, no dia 27 de outubro de 2021 às 19h, e ainda ressaltou “Gostaríamos de pedir para que todas as participantes vestissem uma camisa rosa, não precisa ser de ciclismo, o importante é que seja da cor rosa e quem puder nos ajudar doando os itens de higiene pessoal que serão destinados a Sociedade Vencer, podem ir até os pontos de apoio ou deixar conosco no dia do pedal.”

 

E para quem quer adquirir o uniforme oficial do Brutas de Batom, este ano terá o lançamento de sua 3° Edição, para quem se interessar pode procurar as administradoras pelo Instagram, e quem desejar fazer parte deste projeto, o direct do Brutas de Batom está totalmente aberto para isto.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024