Notícia

Bambuí 10 Janeiro 2021 Por Corpo de Bombeiros

Em Bambuí – Bombeiros de Arcos realizam corte de três Palmeiras com risco iminente de queda


Compartilhe:

Foto: Corpo de Bombeiros

No dia 07 (quinta feira), por volta de 16h30h, militares do Posto Avançado de Arcos foram acionados pela Prefeitura Municipal de Bambuí para fazerem uma vistoria em três Palmeiras de grande porte, na praça coronel torres no centro de Bambuí, as quais poderiam estar com risco iminente de queda.

 

No local, os militares constataram a situação de risco iminente considerando a inclinação bem como danos nas estruturas de sustentação dos vegetais (raízes). Destaca-se que a situação era de grande dano potencial associado à queda, tendo em vista que as palmeiras estavam inclinadas na direção de via e edificações.

 

Como se tratava de árvores de grande porte e com características peculiares, foi planejado o inicio do corte para o dia seguinte, tendo vista que seria necessário o emprego de uma lança elevatória para segurança e execução dos trabalhos.

 

Nos dias 08 e 09, os militares do Posto Avançado de Arcos, utilizando de técnicas e equipamentos específicos efetuaram o corte de forma segura, evitando qualquer dano ou acidente.

 

Os órgãos ambientais locais deliberaram de maneira positiva quanto à necessidade de corte das palmeiras, considerando a situação de risco. Além disso, a Prefeitura Municipal de Bambuí prestou todo o suporte e acompanhou os trabalhos

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

 

OS PRODUTOS RESULTANTES DA PODA E CORTE FORAM DEIXADOS NO LOCAL PARA QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DE BAMBUÍ ATRAVÉS DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL FIZESSE O RECOLHIMENTO.

 

O CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA:

 

- AO SE DEPARAR COM QUALQUER ÁRVORE COM RISCO IMINENTE DE QUEDA, SINALIZE O LOCAL E ACIONE O CORPO DE BOMBEIROS PARA EFETUAREM UMA VISTORIA DETALHADA E VERIFICAR A NECESSIDADE DE SUPRESSÃO.

 

- ALGUNS FATORES INDICAM A NECESSIDADE DE SUPRESSÃO DA ÁRVORE, COMO;

- PRESENÇA DE PRAGAS.

- TRONCO OCO.

- INCLINAÇÃO ACENTUADA.

- APODRECIMENTO.

- FOLHAS MURCHAS E SECAS.

- RAÍZES EXPOSTAS.

 

PARA SABER MAIS SOBRE QUAIS SITUAÇÕES O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS EFETUA O CORTE DE ÁRVORES, OUÇA O EPISÓDIO 3 DO NOSSO PODCAST.

 

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=tvcmYv_gxVU&t=106s

COMENTÁRIOS

Veja outras notícias