• 25/04/2024
10 Agosto 2020 às 17h52
Atualizada em 10/08/2020 às 17h52
Fonte de Informação: IGUATAMA AGORA

Escultura da Carranca em Iguatama completa 25 anos

Muito chamativa a Carranca virou uma das atrações mais visitadas do município, escultura de fisionomia marcante que traz uma grande história e simbologia.

   Uma das principais atrações da cidade de Iguatama completa seus 25 anos, nesse mês de agosto.

 

    Em 1995, o povo iguatamense em homenagem aos barranqueiros do Rio São Francisco decidiram construir uma das principais atrações turísticas da cidade, a escultura da CARRANCA. 

 

   Os artesões Evangelista Amâncio da Silva e o Chileno Axel Juan Tarrés, esculpiram uma estátua com fisionomia leonina que é muito vista nas proas das embarcações dos barranqueiros do Rio São Francisco. Construída em madeira pequi, peça única, a Carranca mede 5,10 mt e pesa 7710 kg, fica na entrada da cidade, próxima ao Rio São Francisco. 

 

    Admirada por alguns, estranhada por outros, a Carranca do Rio São Francisco, nome atribuído a escultura, fica localizada as margens da BR 354, na entrada de Iguatama entre as duas pontes de concreto, recebendo as pessoas que entram na cidade, ou somente passam pela estrada com os olhares atentos e curiosos a essa grande escultura que foi tombada pela Prefeitura Municipal de Iguatama, por sua importância cultural (DECRETO N 010/2008)

 

   Como lenda, ela tem por finalidade espantar os maus espíritos, ajudar para que as embarcações não afundem, livrar das tempestades, atrair peixes e proteger as moças dos ataques sexuais do caboclo d'água.  A escultura foi usada pelos índios Maracás amarrada nos barcos conduzindo guerreiros ao combate. 

 

    Muito simbólica e atrativa a Carranca virou uma das atrações mais visitadas do município, muitos viajantes que passam pela estrada param para tirar fotos com a escultura de fisionomia marcante e características particulares, que trazem uma grande história e simbologia.

 

   Para o povo Iguatamense a famosa Carranca além de aproximar os olhares curiosos, atrai os turístas e se tornou uma referência para a pequena cidade, que possui pouco mais de 8.000 habitantes. Muitos a acham feia, ou mesmo assustadora.

 

   Como espécie de mascote a Carranca já foi vestida de formas curiosas e estravagantes, com blusas dos times mineiros Cruzeiro e Atlético, fantasia de carnaval ou mesmo com máscara para enfrentar a pandemia do Covid- 19.

 

   As fotos foram tiradas das redes sociais.

 

    Veja todas as curiosas fotos desde 1995 até os dias de hoje.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024