• 26/04/2024
03 Agosto 2020 às 18h59
Atualizada em 03/08/2020 às 18h59

Cientista mineiro, natural de Moema participa da missão da NASA de levar drone à Marte

   Foi  exibido na noite deste domingo (2), no programa Fantástico da TV Globo, uma reportagem contando a trajetória do cientista brasileiro, Ivair Gontijo, que é ex-aluno do IFMG – Campus Bambuí.

   Confira a entrevista realizada pela TV Bambuí em 2016, na época Ivair esteve no Campus para realizar uma palestra.

 



   Mineiro de Moema, o Eng. Ivair Gontijo é ex-aluno do IFMG, concluiu o curso de Técnico Agrícola em 1978, no antigo Colégio Agrícola de Bambuí, atual Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Bambuí. É graduado e mestre em Física pela UFMG e obteve o grau de Doctor of Philosophy no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia). Ali desenvolveu pesquisas na área de laser e detectores de luz de materiais semicondutores.

   Desde 2006, atua no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, onde liderou um grupo que construiu os transmissores e receptores do radar responsável pela descida do veículo robô Curiosity no planeta Marte. Trabalhou no projeto Nustar, de um telescópio de raios X e nos satélites Grace-Follow-On que vão monitorar o campo gravitacional da Terra e medir os efeitos das mudanças climáticas. Atualmente participa do grupo que desenvolve uma sonda para estudar Europa, uma das luas do planeta Júpiter.

 

  Não bastasse o imenso desafio que é enviar um foguete até Marte, a Nasa deu início, esta semana, a uma missão que leva um drone pra explorar a superfície do planeta vermelho e, na equipe responsável pelo feito, tem DNA brasileiro.

 

 

   Ivair, da cidade de Moema, Minas Gerais, faz parte de uma família humilde, perdeu o pai cedo e conta que não imaginava que fosse conseguir nem fazer o ensino médio. Conheça a história dele com o Fantástico.

 

VEJA TAMBÉM