• 29/03/2024
27 Julho 2020 às 18h00
Atualizada em 27/07/2020 às 18h00
Fonte de Informação: Jornal Cidade

Formiga monta estruturas extras de saúde para combater Covid-19

   Várias estruturas estão sendo montadas para fazer a triagem de pacientes, tanto com suspeita da Covid-19, quanto para outras doenças no município de Formiga. O trabalho dos profissionais da saúde e de servidores de várias áreas foi intensificado para oferecer mais segurança e conforto às pessoas que precisam de atendimento médico.

 

Unidade de referência

 

   Outra ação, que está sendo feita pela prefeitura é a construção da “Unidade de Referência e Triagem Covid-19 e Síndrome Gripal”, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um investimento de R$50 mil reais por três meses, com estrutura. O trabalho de triagem, consulta e acompanhamento será feito por profissionais da secretária de Saúde.

 

   Os atendimentos devem ter início ainda neste mês, com leitos para acolhimento, consultório médico e sala de triagem de pacientes com síndrome gripal, que são considerados como “suspeitos para Covid-19”.

 

   Pessoas que precisarem de internação serão encaminhadas para a Santa Casa, que conta com 46 leitos clínicos, além de 19 leitos de uti exclusivos para pacientes com covid-19. Desses leitos de UTI, doze foram habilitados no dia 9 de julho, pelo governo federal, a pedido do executivo formiguense, juntamente com a deputada federal Greyce Elias.

 

Hospital de retaguarda

 

   Para pacientes não Covid-19, ou seja, com outras doenças, o município preparou um “Hospital de Retaguarda”, que já está em funcionamento em uma ala do Hospital Santa Marta, alugada pelo executivo formiguense para receber casos de baixa e média complexidade. O que libera leitos de enfermaria para casos de Covid na Santa Casa.

 

Novos respiradores

 

   Toda essa estrutura recebeu ainda o reforço de mais 12 novos respiradores mecânicos, enviados pelo Ministério da Saúde, também a pedido do prefeito municipal, por meio da deputada federal Greyce Elias.

 

Repasse à Santa Casa

 

   Os repasses de verbas à Santa Casa, já somam mais de 4 milhões de reais, para o enfrentamento à Covid-19, desde o início da pandemia.

VEJA TAMBÉM