• 26/04/2024
01 Julho 2020 às 10h29
Atualizada em 01/07/2020 às 10h29
Fonte de Informação: IFMG

Pós-Graduação em Docência tem alunos de todos os estados do Brasil

   Levantamento feito pela Coordenação de Pós-Graduação, através do departamento de TI do campus Arcos, mostra a amplitude e o alcance do curso de Especialização em Docência, ofertado pelo IFMG Arcos, na modalidade EAD.

 

   Os dados revelam que na Pós-Graduação em Docência, pelo menos um aluno de cada um dos vinte seis estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, cursa esta especialização. São professores/alunos de cerca de 300 cidades brasileiras que estão se qualificando, ainda mais, através do IFMG Arcos.

 

   Lançado em 2018, o curso se tornou a capacitação pedagógica oficial do IFMG para os seus próprios professores. Mas educadores que trabalham nas redes estaduais e municipais também tem a oportunidade de cursar a especialização. Inicialmente, foi ofertada apenas a ênfase em educação básica. Hoje já conta com outras duas novas ênfases: educação profissional e educação inclusiva. Essa ampliação foi em virtude da grande procura pelo curso, que na sua última oferta chegou a 18 candidatos por vaga.

 

   Para o idealizador e professor do curso, Niltom Vieira, a Pós-Graduação em Docência tem um papel que vai além da especialização dos alunos, o curso ajuda a disseminar o conhecimento por todo país.

 

    “Além da capacitação esse curso exerce um papel importante de multiplicação do conhecimento, pois, os nossos alunos publicam um artigo científico, fruto de suas pesquisas, e desenvolvem um produto educacional que é disponibilizado em nosso site. Em pouco mais de 2 anos já temos quase 50 produtos como: sequências didáticas, práticas de intervenção, livros digitais e diversos outros materiais que podem ser reutilizados gratuitamente por professores de todo o país”.

 

   A Coordenadora de Pós-Graduação Claudia Maria Soares Rossi enfatiza a qualidade do curso e a oportunidade gratuita de especialização.

 

   “Considero que com a Pós o IFMG tem oferecido uma grande oportunidade a docentes da rede federal ou não, da cidade de Arcos e de diferentes regiões do país, de se qualificarem na área da Docência. Em um curso que busca pela excelência, pela qualidade e de forma gratuita. Os resultados nos empolgam muito. De 2018 até hoje, centenas de educadores receberam essa formação. E o feedback  dos alunos tem sido muito gratificante”.

 

   Jardel Correia da Silva, aluno da ênfase em educação inclusiva, é professor no município de Plácido de Castro, no Acre, cidade que fica a 100 quilômetros da capital, Rio Branco, e faz divisa com a Bolívia.  Lá o professor desenvolve um trabalho com alunos com Transtorno do Espectro Autista. O projeto denominado Horta Escolar é voltado para crianças de 6 a 12 anos do ensino fundamental.

 

   Jardel ressalta que o curso do IFMG Arcos prepara o aluno para prática docente de forma ativa.

 

   “Estou achando o curso sensacional, primeiro pela atenção que cada aluno recebe. Muitas pessoas pensam que um curso EAD gera distanciamento, mas a equipe do Campus Arcos não conhece distanciamento e faz com que o aluno se sinta acolhido em todos os momentos desde o momento da matrícula. Dá uma leve impressão que nos conhecemos há muitos anos. E segundo, o curso tem ótimo material de apoio, levando sempre o aluno a pensar no teórico e na prática, como aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em nossa prática, tendo um foco de preparar o aluno para uma vivência escolar bem ativa”.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024