• 19/04/2024
05 Junho 2020 às 13h14
Atualizada em 27/05/2022 às 14h32
Fonte de Informação: G1 CENTRO OESTE

Divinópolis e Lagoa da Prata lideram número de casos da Covid-19 no Centro-Oeste de MG

   Divinópolis e Lagoa da Prata são as cidades com maior número de casos confirmados da Covid-19, respectivamente 202 e 92 casos da doença, conforme aponta o Boletim Epidemiológico diário da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que foi divulgado na manhã desta quinta-feira (4).

 

   Nesta quinta-feira, a SES confirmou mais cinco novos casos de Divinópolis e nove outros registros positivos para o coronavírus em Lagoa da Prata. Ainda conforme o boletim, novos casos foram registrados em Arcos (1) Formiga (4) e Pompéu (2).

 

   Com isso, desde março a região registrou 545 casos do novo coronavírus. Destes, 309 são de pacientes curados da doença.

* Veja abaixo todas as informações dos casos confirmados, as mortes, além dos casos curados da Covid-19.

 

Diferenças entre Estado e Municípios

 

   Diariamente, o Estado e muitos municípios divulgam informações dos casos relacionados ao novo coronavírus.

 

   O G1 lembra que a divergência de dados do boletim do Governo de Minas em relação aos dados das prefeituras ocorre por diversos fatores, entre eles a quantidade de dados recebidos pelo Governo do Estado. Além disso, a SES-MG destaca sempre, que os dados são parciais e que estão sujeitos a alterações.

 

Casos confirmados

 

   Divinópolis tem 202 pessoas testadas positivas para a Covid-19, segundo o boletim desta quinta. O município segue tendo o maior número de registros na região, seguido por Lagoa da Prata. Veja tabela abaixo.

Casos confirmados de Covid-19

Cidades Número de casos
Abaeté 1
Arcos 25
Bom Despacho 11
Candeias 4
Capitólio 1
Carmo da Mata 1
Carmo do Cajuru 40
Carmópolis de Minas 13
Cláudio 3
Divinópolis 202
Dores do Indaiá 1
Formiga 24
Igaratinga 1
Itapecerica 15
Itaúna 17
Japaraíba 3
Lagoa da Prata 92
Moema 1
Nova Serrana 17
Oliveira 5
Pará de Minas 15
Papagaio 3
Pedra do Indaiá 2
Pitangui 1
Piumhi 1
Pompéu 8
Santo Antônio do Monte 10
São Francisco de Paula 2
São Sebastião do Oeste 32
Total 545

Fonte: SES-MG

 

Mortes por coronavírus

   O número de mortes pela doença no Centro-Oeste se manteve no boletim desta quinta; veja mais detalhes abaixo.

Mortes confirmadas por Covid-19

Cidades Número de mortes
Capitólio 1
Bom Despacho 1
Divinópolis 2
Martinho Campos 1
Nova Serrana 1
Piumhi 1
Carmo do Cajuru 2
Total 9

Fonte: SES-MG

 

Pessoas curadas

   Segundo a SES-MG, os pacientes curados são casos confirmados de Covid-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

 

   As cidades da região Centro-Oeste de Minas têm 309 casos de pessoas que testaram positivo para o coronavírus e já se curaram, conforme a última atualização da tabela feita pelo Estado, neste quarta.

 

   Divinópolis devido ser a cidade com mais registros de casos da doença, segue tendo também o maior número de curados na região. Veja tabela completa abaixo.

 

Casos curados de Covid-19

Cidade   Número de curados
Abaeté   1
Arcos   9
Bom Despacho   3
Carmo da Mata   1
Carmo do Cajuru   13
Carmópolis de Minas   4
Cláudio   3
Divinópolis   148
Formiga   9
Itapecerica   13
Itaúna   8
Lagoa da Prata   34
Moema   1
Nova Serrana   14
Oliveira   1
Pará de Minas   8
Pedra do Indaiá   2
Piumhi   1
Pitangui   1
Santo Antônio do Monte   7
São Francisco de Paula   2
São Sebastião do Oeste   26
TOTAL   309

Fonte: SES-MG

 

Casos divergentes

   Em relação às divergências de dados registradas diariamente pelo G1 nos casos divulgados pelo Estado, a SES-MG enviou nota no dia 29 de maio. Veja abaixo a íntegra:

 

   "A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que os dados publicados no boletim são diariamente verificados pelas Unidades Regionais de Saúde para alinhamento junto aos municípios jurisdicionados.

 

    Considerando a dinâmica das investigações epidemiológicas, atualizações quanto à residência dos pacientes podem acontecer e serão prontamente retificadas no Boletim do dia posterior. Assim sendo, neste momento, estamos validando as atualizações encaminhadas pela Regional de Saúde de Divinópolis e registraremos o dado retificado, caso necessário, no próximo Boletim".

 

Minas Gerais

   Ainda conforme o boletim desta quinta-feira, são 13.034 casos confirmados da doença. Estão em acompanhamento 7.105 casos (quadros que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios).

 

   Além disso, 5.606 casos são de pessoas que se recuperaram. No Estado, há 323 mortes confirmadas por coronavírus, oito a mais do que no boletim anterior.

 

   Sobre casos suspeitos, a SES-MG informou que conforme nova definição de caso preconizada pelo Ministério da Saúde, os casos anteriormente definidos como “suspeitos” passam a ser registrados nos sistemas oficiais de notificação como Síndrome Gripal Inespecífica, por não preencherem, em integralidade, critério para investigação laboratorial.

 

   Esses casos permanecerão sob acompanhamento das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal, mas deixam de ser tratados como casos suspeitos de Covid-19 e passam a ser tratados como síndromes respiratórias de interesse à saúde.

 

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024