• 25/04/2024
04 Março 2020 às 10h44
Atualizada em 04/05/2020 às 06h51

Chuvas e estradas, saiba como evitar acidentes nas estradas durante as chuvas

Devido a topografia do estado, as estradas mineiras escondem grandes perigos como curvas sinuosas, aclives e declives. Além disso, a irregularidade na pista e o perigo de derrapagem são outros desafios que podem fazer com que o condutor perca o controle da direção e sofra ou cause acidentes.

 

A chuva é outra adversidade que compromete a segurança da viagem nas vias urbanas com os alagamentos, enchentes e quedas de árvores. Já nas estradas, o risco de deslizamento de encostas, crateras e veículos de grande porte também são potencialmente perigosos.

 

Por fim, a imprudência é outro fator relevante nas estatísticas de acidentes de trânsito. E em dias de chuva a frequência aumenta em até 20%. No ano passado, o Corpo de Bombeiros atendeu 26.351 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito em Minas Gerais, sendo que nos meses chuvosos há tendência de aumento de registros. Este ano, somente no primeiro mês, foram registradas 1.721 ocorrências do tipo.

 

Alguns cuidados podem minimizar o risco de acidentes e proporcionar mais segurança aos condutores no período chuvoso. Veja algumas dicas:

- Redobre a atenção em caso de chuva, a pista escorregadia aumenta o risco de acidentes;

- Evite a aquaplanagem (o militar explicará como);

- Ligue os faróis;

- Mantenha distância do veículo da frente;

- Segure o volante com firmeza;

- evite ultrapassagens quando estiver chovendo;

- Fique atento à sinalização, pois elas irão te ajudar a dirigir de forma segura;

- Não utilize o celular enquanto estiver dirigindo. O uso do aparelho reduz a atenção do motorista e contribui para aumentar o risco de acidentes;

- E se a chuva aumentar muito, não se arrisque. Pare o carro em local seguro, pois a falta de visibilidade pode provocar colisões e até levar o carro para fora da pista.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024