• 28/03/2024
04 Março 2020 às 09h08
Atualizada em 04/05/2020 às 14h34

Formiga entra na lista com suspeita de contaminação do Coronavirus

Na tarde desta terça-feira, dia 3 de março, representantes da Administração Municipal participaram de uma reunião na Santa Casa de Formiga, na qual foram discutidos e criados mecanismos de informação quanto à necessidade de ações básicas que devem ser adotadas pela comunidade local para prevenir o risco de transmissão do Coronavírus. O encontro foi organizado devido ao fato de que uma funcionária da instituição, que retornou de uma viagem à Itália, tenha apresentado sintomas gripais. A reunião contou com a presença da diretora Executiva da Santa Casa, Myriam Coelho e de membros das equipes administrativa e médica. O Secretário Municipal de Saúde, Leandro Pimentel e servidores da área de epidemiologia da pasta participaram por parte do Executivo formiguense.

De acordo com nota emitida pela Santa Casa, a funcionária já foi afastada de suas atividades profissionais, passou pelos procedimentos de coleta de amostras necessárias para as análises, que serão feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), e está mantida em isolamento respiratório domiciliar.

O Executivo formiguense, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está acompanhando o caso e esclarece à população que não há motivos para alardes, uma vez que se trata apenas de uma suspeita e que o índice de letalidade da doença é menor que do H1N1, que foi uma das enfermidades enfrentadas recentemente. No entanto, são necessários cuidados para minimizar os riscos de contrair e transmitir a doença.

 

COMO PREVENIR

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos;

• Usar desinfetante para as mãos à base de álcool;

• Evitar tocar os olhos, nariz e bocas com as mãos não higienizadas;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Cobrir boca e nariz com lenço de papel ao tossir ou espirrar;

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

VEJA TAMBÉM