• 26/04/2024
17 Setembro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 03h54

Sabe por que sua fome nunca acaba?

FOME é uma sensação fisiológica do corpo humano, resultado da ausência de ingestão de alimentos por um determinado período de tempo. É quando o organismo percebe que necessita de novas fontes de nutrientes para manter suas atividades. Muitas pessoas que entram em processo de emagrecimento, desistem no meio do caminho e um dos principais motivos é a fome. Ela é regulada por dois hormônios, a GRELINA que é fabricada principalmente pelo estômago quando se está em jejum, pois sua função é passar ao hipotálamo a mensagem de que está na hora de se alimentar e a LEPTINA que é fabricada pelas células adiposas que estocam gordura estimulando o hipotálamo a reduzir a vontade de comer e aumenta o gasto energético. Ou seja, enquanto uma traz a FOME, a outra traz SACIEDADE.



Controle a grelina comendo e dormindo melhor! Ficar longos períodos sem se alimentar, ou dar para o corpo uma quantidade menor de nutrientes do que ele realmente necessita confunde o cérebro, e a produção destes dois importantes hormônios e de diversos outros é prejudicada. Vários estudos associam a qualidade do sono com a regulação hormonal, porque muito dos hormônios são produzidos também enquanto estamos dormindo, inclusive GH, grelina e a leptina. Se você dorme mal, provavelmente tem essa produção prejudicada e pode sentir mais fome por conta disso ao longo do dia. 



Fique atento aos itens a cima, e tente regularizar essas questões. Caso persista um ”ratinho” dentro de vc converse com seu/sua nutri, que ele fará ajustes cabíveis no momento. Controle sua grelina e leptina e viva com saúde. Lembrando que, é necessário diferenciar fome física da fome emocional.

 

ANA LÚCIA GOÇALVES

Nutricionista Esportiva Funcional

 

Endereços:

Rua Álvaro Barbosa, nº85, Jardim Américo, Formiga- MG

Rua João Marçal de Melo, nº 222, Centro, Pains- MG

Rua Formiga, nº 301, Centro, Arcos- MG

 

Telefone: (37) 9 9949-6448

.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024