storage/ads_banner/2089/1765809613-1130x120-9.jpg

Corpo de Bombeiros atua em dois resgates de animais silvestres em Arcos

O aumento de aparições de animais silvestres em Arcos resultou em duas intervenções técnicas dos bombeiros. As equipes atuaram para proteger moradores e garantir o bem-estar dos répteis.

Nos últimos dias, visitas inesperadas da fauna silvestre em via urbana, exigiram intervenções precisas e seguras do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros. Entre o final de janeiro e o início de fevereiro, um lagarto e uma serpente foram resgatados em pontos distintos da cidade, reforçando o alerta sobre a convivência entre o crescimento das cidades e o habitat natural desses animais.

Lagarto capturado em empresa do Distrito Industrial

Na manhã do dia 30 de janeiro, funcionários de uma empresa no Distrito Industrial foram surpreendidos pela presença de um lagarto Teiú. O animal foi encontrado dentro da garagem da unidade. Devido ao espaço confinado, havia o risco de incidentes tanto para os trabalhadores quanto para o próprio réptil.

Utilizando técnicas de manejo e equipamentos apropriados, os militares realizaram a captura sem causar ferimentos ao animal. Por ser uma espécie conhecida pelo comportamento arredio quando se sente encurralada, o resgate técnico foi fundamental. Logo após a ação, o Teiú foi levado para uma área de preservação afastada do perímetro urbano, onde foi reintegrado à natureza.

Jiboia em residência no bairro Nova Morada

Apenas dois dias depois, no final da tarde de domingo (01/02), o chamado veio de uma moradora do bairro Nova Morada. Nos fundos de uma residência, uma serpente da espécie Jiboia foi avistada escondida atrás de um amontoado de lenha.

A equipe de bombeiros constatou que, embora o animal não fosse peçonhento, o manejo exigia cuidado para evitar estresse ao réptil e garantir a segurança das pessoas nas proximidades. Com o uso de pinças de contenção e recipientes adequados, a jiboia foi retirada com sucesso e, assim como o lagarto capturado anteriormente, foi devolvida ao seu habitat natural em local seguro.

Prevenção é o melhor caminho

O Corpo de Bombeiros de Arcos destaca que o aumento dessas aparições é comum em períodos específicos e ressalta uma recomendação vital: nunca tente capturar ou afugentar animais silvestres por conta própria. O comportamento desses animais é imprevisível quando se sentem acuados, e o manuseio incorreto pode gerar ataques de defesa ou ferimentos graves ao bicho.

Em casos de encontros com a fauna silvestre em residências ou empresas, a orientação é manter a distância, monitorar o local onde o animal se escondeu e acionar imediatamente o telefone de emergência 193.

Veja também:

Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.