storage/ads_banner/2020/678a5b22d921e.jpg

Incêndio em vegetação atinge Estação Ecológica do Corumbá em Arcos

Cinco hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas em área protegida de Arcos. Bombeiros e brigadistas atuaram por quatro horas para conter o fogo e evitar novos focos.

Na manhã desta quinta-feira, 02 de outubro de 2025, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foram acionadas para atendimento de um incêndio em vegetação na região da Estação Ecológica do Corumbá, em Arcos.

No local, a Guarnição de Arcos atuou diretamente dentro da área da unidade de conservação, onde o fogo atingia a mata ciliar e vegetação nativa da reserva. Paralelamente, a Guarnição de Formiga, também empenhada no combate, atuou em um segundo foco de incêndio na zona de amortecimento da Estação Ecológica, evitando a ampliação dos danos e a propagação das chamas para áreas adjacentes.

As condições ambientais — temperatura de 30 °C, umidade relativa de 32% e ventos constantes — favoreceram a propagação do fogo. As equipes empregaram técnicas de combate direto, utilizando abafadores, bombas costais, sopradores e caminhões-pipa de apoio. Foram consumidos cerca de 40 mil litros de água nas ações de supressão. Após aproximadamente 04 horas de combate, o incêndio foi debelado.

No total, foram destruídos cerca de 5 hectares de vegetação, abrangendo tanto áreas internas da reserva quanto sua zona de amortecimento.

A ocorrência contou ainda com o apoio de diversas instituições como IEF – Instituto Estadual de Florestas, empresas locais (CSN, Agrimig e Minas Sol), que disponibilizaram caminhões-pipa e brigadistas.

Não houve registro de vítimas ou danos a estruturas. Após a extinção e realização do rescaldo, as equipes permaneceram em monitoramento para evitar reignição.

Veja também:

Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.