Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/2012/6768408ea50ee.jpg

A importância do acompanhamento psicológico no tratamento do câncer de mama

O mês de outubro é dedicado a campanha de ações com foco na prevenção e cuidados que deve ter em relação ao câncer de mama. Com o objetivo de conscientização e divulgação de informações como prevenir e tratar o câncer de mama.

Os danos Psicológicos

O câncer de mama é com certeza uma das doenças mais temidas pelas mulheres devido à frequência com que ocorre e pelo fato de afetar a vida como todo.

Além dos efeitos psicológicos, afeta a sexualidade, a imagem pessoal da mulher (autoestima) e o diagnóstico e tratamento são vivenciados pela paciente e por toda a família, gerando angústia, sofrimento, medo e ansiedade.

Qual é a importância do profissional de Psicologia no tratamento da mulher com câncer de mama?

O psicólogo visa manter o bem-estar psicológico do paciente, identificando e compreendendo os fatores emocionais que intervêm na sua saúde. Outros objetivos do trabalho desse profissional são prevenir e reduzir os sintomas emocionais e físicos causados pelo câncer e seus tratamentos, levar o paciente a compreender o significado da experiência do adoecer, possibilitando assim ressignificações desse processo. Em sua atuação, o psicólogo deve estar atento também aos distúrbios psicopatológicos, como depressão e ansiedade graves.

A prática do psicólogo é exercida em todas as etapas do tratamento, habilitando o paciente a confrontar-se com o diagnóstico e com as dificuldades dos tratamentos decorrentes, ajudando-o a desenvolver estratégias adaptativas para enfrentar as situações estressantes. Num espaço de acolhimento e escuta, o terapeuta deve sempre trabalhar com a realidade.

O atendimento psicológico é importante principalmente durante o diagnóstico e tratamento, possibilitando que esse paciente possa fazer uma reflexão em relação ao enfrentamento do câncer de mama, todas as mudanças físicas e psíquicas que tem que ser enfrentados, como o apoio se acaso for necessário a cirurgia de mastectomia (retirada da mama). Tendo a necessidade de fortalecer a autoestima, identidade e autonomia desta mulher.

 

SELMA RODARTE PSICÓLOGA

 

SOLICITE ATENDIMENTO

📞 (37) 99860-2600

Veja também: