O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta nesta tarde de hoje (18) válido até o próximo dia 22, data em que as temperaturas podem aumentar ainda mais. De acordo com os dados, uma onda de calor afeta grande parte do país nesta semana.
Segundo o Instituto, devido ao calor, a umidade do ar apresentará baixos índices, podendo apresentar entre 30 e 20%. E por estar no período mais seco do ano, as altas temperaturas aumentam o risco de incêndios na vegetação.
Arcos
A cidade de Arcos está listada nas áreas afetadas pela baixa umidade do ar, com um grau de risco em potencial. E apesar de indicar baixo risco de incêndios florestais e à saúde, o próprio Instituto dá dicas para passar por esses dias de forma mais amena:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Os avisos são emitidos quando as temperaturas atingem 5ºC acima da média histórica do período e reavaliados diariamente para que reajustes sejam feitos quando necessário.
Previsão do Tempo
Dados do Inmet indicam aumento na temperatura no nos próximos dias:


Dados da empresa Climatempo demonstram que as temperaturas continuarão subindo e poderá atingir 40ºC no próximo dia 02.
Minas Gerais
Em Minas, três alertas foram emitidos:

Aviso de: Baixa Umidade
Aviso de: Tempestade
Aviso de: Onda de Calor
O que as cores indicam?
|
Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. |
|
|
Perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades. |
Cadastre aí
Ainda no dia de hoje (18), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), lançou o Cadastre aí, um sistema que vai compartilhar via SMS o acompanhamento, em tempo real, de alertas temporais.
Para receber os alertas e recomendações da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de onde quer receber o monitoramento.