Doença celíaca

A doença celíaca (DC) é uma condição clínica genética que se caracteriza por intolerância permanente ao glúten, uma proteína presente no trigo, centeio, cevada, aveia e no malte.

 

O sistema imunológico agride a mucosa do intestino delgado reduzindo sua superfície, que faz contato com os alimentos. Com isso, o órgão perde a capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos.

 

Quando o tratamento não é seguido corretamente, os celíacos possuem um risco maior de surgimento de câncer no intestino delgado, por conta da constante agressão à sua mucosa.

 

Na maioria dos casos, a intolerância ao glúten se apresenta na infância, com diarreia crônica e deficiência de crescimento sem razão aparente, acompanhadas ou não de vômitos, anemia, perda de peso, barriga distendida, fraqueza e irritabilidade. Contudo, pode surgir, em pacientes adultos, sintomas não diretamente relacionados com o intestino, a exemplo de fadiga crônica, depressão, infertilidade, anemia persistente, osteoporose antes da menopausa, inflamações na pele – como bolhas, vermelhidão e estrias avermelhadas - e, mais raramente, com desordens neurológicas. Há também a possibilidade de a DC manifestar sintomas leves, o que torna o diagnóstico mais difícil.

 

As causas da DC são genética, imunológica e ambiental.

 

O diagnóstico combina a avaliação clínica do médico com alguns exames laboratoriais e realização da endoscopia para fazer uma biópsia do intestino.

 

Para mais informações entre em contato com a EndoArcos

 

Não deixe sua saúde para depois, agende hoje mesmo sua consulta.

 

A prevenção é o melhor tratamento.

📞 (37) 3405-2600
📱 (37) 99803-0594

 

Veja também:

Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.