O lutador profissional de MMA, o arcoense Gustavo Henrique Silva de 24 anos que busca seu sonho na carreira profissional em terras paulistas participou no final de semana do dia 26 de setembro em Ibirapuera-SP do campeonato INTERNACIONAL SÃO PAULO OPEN JIU-JITSU 2021, a qual se consagrou campeão.
A competição é realizada pela federação da CBJJE e reúne vários atletas de outras academias, onde são divididos em faixas, peso e a categoria absoluto que são os atletas de peso livre. O campeonato oferece como premiação medalhas para todas as categorias e prêmio em dinheiro para o peso absoluto.
O atleta arcoense participou da modalidade Jiu Jitsu sem kimono, que NO GI (um termo da língua inglesa, que significa “SEM KIMONO”) é uma modalidade esportiva e um termo geralmente utilizado nas Artes Marciais com foco no clinch e nas lutas de solo com objetivo de conseguir a finalização utilizando chaves, torções ou estrangulamentos. Com a junção de técnicas de Luta Livre, Brazilian Jiu-Jitsu, American wrestling, Sambo e Judo.
Gustavo Silva participou na categoria faixa azul de jiu-jitsu, a qual foi o campeão. O jovem arcoense mencionou sobre sua participação no campeonato “No começo estava com frio na barriga, pois em todas as competições, os atletas sempre querem apresentar a melhor performance dentro do tatame e vencer todos os oponentes. Em toda luta antes de entrar eu fico bem nervoso mas graças a Deus ganhei todas as lutas que disputei neste campeonato, a qual foram quatro lutas e quatro vitórias”.
Em sua primeira participação no campeonato Internacional São Paulo Open Jiu-Jitsu Gustavo relatou que foi uma experiência incrível, “fiz quatro lutas onde ganhei todas elas e a luta que mais marcou para mim foi a do peso absoluto valendo dinheiro como prêmio, a final foi com um adversário de 130 kilos, todos do ginásio gritando em euforia, foi uma adrenalina única”!
Conversamos com o arcoense sobre suas expectativas antes da realização da Copa internacional Paulista de Jiu Jitsu e o mesmo ressaltou sobre sua rotina focada em físico e mental, “treino muito, sempre vou com pensamento positivo para as competições, antes de começar já me imagino tirando foto no pódio, uma sensação de confiança! Sei que pode acontecer de tudo no tatame, posso perder na primeira luta e não ganhar medalha mas sempre vou confiante”.
Gustavo destacou sobre o significado de estar no pódio da Copa internacional Paulista de Jiu Jitsu em primeiro lugar, “sempre bom alcançar o primeiro lugar em uma competição, é uma sensação de alívio e de que o trabalho está sendo bem feito!”
Além do arcoense Gustavo SIlva no pódio da Copa internacional Paulista de Jiu Jitsu em primeiro lugar, Arcos se fez presente também com o atleta Bruno Damasceno que conquistou o terceiro lugar em outra modalidade da competição.
Visando a presença de destaque na competição com dois atletas arcoenses, o atleta Gustavo fez um desabafo e pontuou uma observação sobre a atuação da cidade em apoio aos lutadores de Arcos que apresentam um alto nível de desenvoltura e qualidade, “em minha opinião os atletas arcoeses deveriam ganhar mais apoio principalmente da Prefeitura Municipal de Arcos. Eu estou na vida de lutador à quatro anos e nunca recebi um apoio destes e sempre levei o nome da cidade Arcos nas competições”.