• 16/04/2024
18 Junho 2021 às 19h29
Atualizada em 18/06/2021 às 20h25
Fonte de Informação: Da Redação por Kamilly Castro

80 pessoas são contempladas com as vagas para cursarem cursos técnicos oferecidos na escola Estadual Berenice Magalhães Pinto

Foram mais de 250 inscrições para participarem dos cursos técnicos de administração e técnico de segurança, foram 40 vagas disponíveis para cada curso, e por meio de um sorteio estes foram selecionados

Na manhã de ontem (18) o Portal Arcos acompanhou a equipe da Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto, no sorteio de alunos contemplados com a vaga para participarem dos cursos técnicos oferecidos neste ano pelo governo através da escola. O diretor da escola, Flávio Batista Gonçalves convidou nossa equipe para presenciar o momento.

 

Os cursos ofertados foram de Tecnico em Administração, que teve 140 inscrições e Técnico em Segurança do Trabalho, com 114 inscrições. Para cada curso foi ofertado 40 vagas então devido a alta procura foi realizado um sorteio público, sorteando estes 40 futuros alunos dos cursos e mais 20 pessoas (50% do número de vagas ofertadas) para serem remanescentes no curso, em caso de desistência por parte dos 40 primeiros sorteados. O sorteio aconteceu em uma sala da escola, obedecendo as medidas preventivas contra COVID-19 e o distanciamento social, de maneira pública, o processo de sorteio teve a presença do Portal Arcos, Flávio Batista Gonçalves diretor da Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto; a representante da secretaria estadual de educação, Marinalva Gomes de Oliveira Alves Francisco; a secretária municipal de educação Lidiane Aparecida Lopes Silva Oliveira; o colegiado escolar; e três candidatos inscritos nos cursos representante de alunos. O sorteio foi realizado pelo aplicativo Sorteador, onde foi colocado o número de inscrições de 1 a 140 do curso de administração e de 1 a 114 do curso de segurança do trabalho, todos tiveram visualização do número sorteado e assim os selecionados foram preenchendo as vagas.

 


 

 

 

 

                                      Acompanhe abaixo a lista dos inscritos que foram selecionados:


 




Os 40 primeiros alunos constados na lista acima de ambos os cursos, deverão realizar suas matrículas do dia 21/06 até 25/06 na Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto. Exclusivamente neste período serão feitas as matrículas destes sorteados. Aos 20 candidatos remanescentes das vagas de ambos ps cursos, deverão realizar suas matrículas de 28/06 até 30/06, exclusivamente neste prazo, também na Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto. Seguindo todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19.

 

Os cursos técnicos de nível médio ofertados pela Secretaria de Estado de Educação, através da Coordenação de Educação Profissional, nas Escolas Estaduais, destinam-se aos alunos que estão matriculados no Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ainda aos jovens e adultos egressos do Ensino Médio que desejam a obtenção de certificação técnica em área específica.

 


 

                                                      A Escola Estadual “Dona Berenice de Magalhães Pinto” conta com uma estrutura física com capacidade para abrigar tanto o Ensino Médio quanto o profissional, está muito bem situada, além disso, é respeitada pelo ensino ofertado por mais de 50 anos, assim, já por vários anos, é honrada com cursos técnicos disponibilizados pelo governo, possibilitando que arcoenses e interessados de outras cidades da região possam se qualificar para o mercado de trabalho.

 

                                                     Ao todo foram mais de 250 pessoas procurando a oportunidade de fazerem parte dos cursos oferecidos, número este bastante considerável, que afirma a qualidade o renome da instituição de ensino e na excelência de ensino, “Não ficamos surpresos quando se divulga os cursos e a instituição é procurada por centenas de pessoas, porque ela recebe pedidos para indicar alunos destaques para estágios, e até mesmo, ocupar vagas nas indústrias da região. Inúmeros alunos que frequentaram os cursos estão empregados e são referência para a sociedade da cidade de que ao receber esses cursos é grande a preocupação com a excelência que os profissionais da escola têm em ministrar aulas que preparem os alunos para a realidade do mercado de trabalho.” Mencionou a direção da Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto.

 

Cada escola realizou a divulgação de suas vagas por meio de tecnologias de informação e comunicação de acordo com realidade e especificidades da comunidade atendida. Para concorrer as vagas nos cursos que são ofertados, o candidato deveria realizar sua inscrição na Escola Estadual onde seria ofertado o curso de seu interesse. Deixando em observação que de acordo com as regras propostas da inscrição, que caso o número de candidatos fosse superior ao número vagas ofertadas para o curso técnico, a escola deverá realizar sorteio público, observando os princípios da transparência e publicidade.

 

Para matrícula no 1o módulo do curso técnico o candidato selecionado deveria:

 

I. Para aquele que está cursando o ensino médio regular: apresentar declaração de que está matriculado na 2a ou 3a série do Ensino Médio.

II. Para candidato que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências

de Jovens e Adultos - ENCCEJA apresentar:

a. Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU

b. Declaração que está matriculado, a partir do 2o semestre do EJA OU

c. 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos do EJA OU

d. Boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC OU

e. Certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas.

III. Para candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM até a edição de 2016: apresentar Certificado ou Declaração de conclusão do Ensino Médio expedido por órgão competente.

 

O aluno que cursa o ensino médio deverá comprovar, a cada semestre ou módulo, sua matrícula ou permanência no ensino médio com vistas a obter o diploma ao final do curso.

VEJA TAMBÉM

SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024
Latrocínio - Assalto termina em morte na manhã de hoje em Arcos

O latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte

11h49 11 Abril 2024