Na manhã de ontem (18) o Portal Arcos acompanhou a equipe da Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto, no sorteio de alunos contemplados com a vaga para participarem dos cursos técnicos oferecidos neste ano pelo governo através da escola. O diretor da escola, Flávio Batista Gonçalves convidou nossa equipe para presenciar o momento.
Os cursos ofertados foram de Tecnico em Administração, que teve 140 inscrições e Técnico em Segurança do Trabalho, com 114 inscrições. Para cada curso foi ofertado 40 vagas então devido a alta procura foi realizado um sorteio público, sorteando estes 40 futuros alunos dos cursos e mais 20 pessoas (50% do número de vagas ofertadas) para serem remanescentes no curso, em caso de desistência por parte dos 40 primeiros sorteados. O sorteio aconteceu em uma sala da escola, obedecendo as medidas preventivas contra COVID-19 e o distanciamento social, de maneira pública, o processo de sorteio teve a presença do Portal Arcos, Flávio Batista Gonçalves diretor da Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto; a representante da secretaria estadual de educação, Marinalva Gomes de Oliveira Alves Francisco; a secretária municipal de educação Lidiane Aparecida Lopes Silva Oliveira; o colegiado escolar; e três candidatos inscritos nos cursos representante de alunos. O sorteio foi realizado pelo aplicativo Sorteador, onde foi colocado o número de inscrições de 1 a 140 do curso de administração e de 1 a 114 do curso de segurança do trabalho, todos tiveram visualização do número sorteado e assim os selecionados foram preenchendo as vagas.
Acompanhe abaixo a lista dos inscritos que foram selecionados:
Os 40 primeiros alunos constados na lista acima de ambos os cursos, deverão realizar suas matrículas do dia 21/06 até 25/06 na Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto. Exclusivamente neste período serão feitas as matrículas destes sorteados. Aos 20 candidatos remanescentes das vagas de ambos ps cursos, deverão realizar suas matrículas de 28/06 até 30/06, exclusivamente neste prazo, também na Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto. Seguindo todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19.
Os cursos técnicos de nível médio ofertados pela Secretaria de Estado de Educação, através da Coordenação de Educação Profissional, nas Escolas Estaduais, destinam-se aos alunos que estão matriculados no Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ainda aos jovens e adultos egressos do Ensino Médio que desejam a obtenção de certificação técnica em área específica.
A Escola Estadual “Dona Berenice de Magalhães Pinto” conta com uma estrutura física com capacidade para abrigar tanto o Ensino Médio quanto o profissional, está muito bem situada, além disso, é respeitada pelo ensino ofertado por mais de 50 anos, assim, já por vários anos, é honrada com cursos técnicos disponibilizados pelo governo, possibilitando que arcoenses e interessados de outras cidades da região possam se qualificar para o mercado de trabalho.
Ao todo foram mais de 250 pessoas procurando a oportunidade de fazerem parte dos cursos oferecidos, número este bastante considerável, que afirma a qualidade o renome da instituição de ensino e na excelência de ensino, “Não ficamos surpresos quando se divulga os cursos e a instituição é procurada por centenas de pessoas, porque ela recebe pedidos para indicar alunos destaques para estágios, e até mesmo, ocupar vagas nas indústrias da região. Inúmeros alunos que frequentaram os cursos estão empregados e são referência para a sociedade da cidade de que ao receber esses cursos é grande a preocupação com a excelência que os profissionais da escola têm em ministrar aulas que preparem os alunos para a realidade do mercado de trabalho.” Mencionou a direção da Escola Estadual Berenice Magalhães Pinto.
Cada escola realizou a divulgação de suas vagas por meio de tecnologias de informação e comunicação de acordo com realidade e especificidades da comunidade atendida. Para concorrer as vagas nos cursos que são ofertados, o candidato deveria realizar sua inscrição na Escola Estadual onde seria ofertado o curso de seu interesse. Deixando em observação que de acordo com as regras propostas da inscrição, que caso o número de candidatos fosse superior ao número vagas ofertadas para o curso técnico, a escola deverá realizar sorteio público, observando os princípios da transparência e publicidade.
Para matrícula no 1o módulo do curso técnico o candidato selecionado deveria:
I. Para aquele que está cursando o ensino médio regular: apresentar declaração de que está matriculado na 2a ou 3a série do Ensino Médio.
II. Para candidato que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências
de Jovens e Adultos - ENCCEJA apresentar:
a. Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU
b. Declaração que está matriculado, a partir do 2o semestre do EJA OU
c. 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos do EJA OU
d. Boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC OU
e. Certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas.
III. Para candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM até a edição de 2016: apresentar Certificado ou Declaração de conclusão do Ensino Médio expedido por órgão competente.
O aluno que cursa o ensino médio deverá comprovar, a cada semestre ou módulo, sua matrícula ou permanência no ensino médio com vistas a obter o diploma ao final do curso.