• 28/03/2024
30 Abril 2021 às 16h16
Atualizada em 30/04/2021 às 16h16

Depressão na adolescência

   A adolescência é um período da vida em que passamos por diversas transformações. É o marco entre a infância e a vida adulta. E nessa fase os jovens passam por situações novas, onde existe as pressões sociais, mudanças internas e externas, desafios, questões sobre a sexualidade, dificuldade em lidar com frustrações e o bullying. Várias situações que exigem maturidade e que podem desenvolver transtornos na vida do jovem.


   As dificuldades enfrentadas, a mudança do corpo e até mesmo a desregulação dos hormônios que controlam a emoção, podem contribuir para um quadro depressivo.  Esse pode evoluir para mudanças severas de comportamento. Por isso é tão importante estar atento e observar as atitudes dos jovens, considerando os riscos da depressão na adolescência.


   São afetadas mais de 300 milhões de pessoas no mundo pela depressão, e no Brasil o número de pessoas chega a 12 milhões. Pode acontecer em qualquer fase da vida, e deve ser encarada seriamente, pois os sintomas da depressão podem atingir diretamente as relações sociais, o bem estar físico e mental.


   A depressão de um modo geral afeta o humor, a disposição, o comportamento, o pensamento e também pode ter sintomas físicos específicos do quadro sintomático associado à doença. É possível notar que a pessoa se mostra mais triste, podendo perder o interesse e o prazer por atividades que antes gostava, nota- se também um afastamento social . Na adolescência todos esses sintomas podem ser observados, com o agravante da irritabilidade, podendo mostrar comportamentos agressivos.

 
   A taxa de suicídio em pessoas deprimidas é muito alta. O uso de substâncias como drogas e álcool também são comuns. Além de todo transtorno e sofrimento que a depressão causa. Desta forma, é muito importante que a depressão seja tratada de forma correta. E o primeiro passo para isso, é procurar ajuda de profissionais de saúde como psicólogos para o tratamento adequado e específico de cada caso. Os jovens respondem muito bem a vários programas de tratamento para depressão, felizmente. É uma doença comum,  e é possível ser tratada.

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

VEJA TAMBÉM