• 18/04/2024
15 Abril 2021 às 16h10
Atualizada em 15/04/2021 às 16h11

A infância e sua construção

   A fase da infância é onde nos deparamos com o desconhecido, e com várias descobertas sobre o mundo, e também com diversas transformações que vamos vivenciando no decorrer deste período. É o momento em que a criatividade se expressa de forma fácil e livre.
 

   Os primeiros afetos estão sendo construídos e esses vão ser essenciais para encorajar a criança diante da vida e do futuro, proporcionando acolhimento e amor. Monstros imaginários e medos fantasiosos podem surgir sim, porém é preciso cuidado, e entender e escutar a criança em cada detalhe. Entender o significado dos seus medos é muito importante para a proteção física e psicológica da criança. 


   Atenção para mudança de comportamento, seja a agressividade ou o isolamento, a mudança de comportamento da criança significa que é o momento de cuidar de sua saúde mental. Sendo muito importante para o desenvolvimento da criança e na prevenção de maiores problemas na fase da adolescência e na fase adulta. 


   A Psicoterapia Infantil vem para auxiliar na atenção a essa fase tão importante para a nossa construção psicológica. Exercendo um papel importante para que a criança possa expressar de forma lúdica os medos, as inseguranças, as angustias. Pois é através do brincar que a criança vai expressar o seu mundo simbólico. 

 


   O terapeuta através da brincadeira, exerce um papel de facilitador, identificando eventos traumatizantes, o medo, a agressividade e entre outros sentimentos e comportamentos que a criança possa ter, dando o auxilio para que a criança possa de forma saudável re significar e encontrar recursos para enfrentar e se posicionar, sem prejuízos psicológicos no seu dia a dia. 
 


   Encontros periódicos com os pais serão importantes ao longo da psicoterapia. A participação dos pais neste processo é imprescindível para sua evolução, muitas vezes, se faz necessário solicitar aos pais informações, como também, oferecer-lhes auxílio para o desenvolvimento satisfatório do processo psicoterapêutico. A parceria com a escola também é importante, já que, é no ambiente escolar que a criança passa boa parte do tempo.


   Passamos por um momento de vários acontecimentos sociais que nos fazem perceber o quanto o cuidado com as crianças se faz importante. Desta forma, escute mais, quando uma criança tem medo de alguém. Quando uma criança não gosta de estar perto de alguém.

 

   Quando uma criança fala: Eu não quero! Quando uma criança esta assustada. Quando uma criança não vai com determinada pessoa. Estimule sempre a criança a falar o que está sentindo. “Escute!”Não é coisa de criança. Não é besteira. Não é invenção  da cabecinha dela. Escute!

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024