• 19/04/2024
13 Abril 2021 às 18h29
Atualizada em 13/04/2021 às 19h29

ARCOS ADOTA RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES COMERCIAIS A PARTIR DE 0H DESTA QUINTA-FEIRA (15)

AssCom Prefeitura

Na manhã desta terça-feira (13), os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 participaram da reunião semanal, quando são tratadas as medidas que vão nortear as atividades na cidade nos próximos dias.

 

Com dados no Boletim Epidemiológico local, que aponta o declínio no número de infectados, os integrantes do Comitê decidiram pela retomada consciente das atividades comerciais, desde que todos os seguimentos trabalhem dentro do plano de contingenciamento. As novas regras valem a partir de 0h desta quinta-feira (15) para que as pessoas tenham tempo de se adequar às mudanças.

 

Leia o Decreto na íntegra, CLICANDO AQUI!

 

Para evitar aglomerações, os comércios "não essenciais" poderão ficar abertos de 6 às 20h, (exceto bares e restaurantes) com a presença do público. Até as 10h, pede-se que o atendimento preferencial seja para pessoas acima de 40 anos. Depois das 10h, para outras idades.

 

1. Poderão antecipar o horário de abertura dos estabelecimentos a partir das 06 horas da manhã e estender o horário de funcionamento até ás 20 horas;

2. Comércios com área de até 30 metros quadrados um cliente por vez;

3. Comércios com área superior a 30 metros quadrados até 100 metros quadrados 03 clientes por vez;

4. Comércios com área superior a 100 metros quadrados até 200 metros quadrados 04 clientes por vez

5. Comércios com área superior a 200 metros quadrados 5 clientes por vez.

 

As academias também voltam a funcionar, com 20% da capacidade, desde que não ultrapasse o número de 10 alunos. Escolas de futebol e clubes de natação não estão liberados.

 

 

Confira o resumo de outras decisões do Comitê

 

Toque de Recolher: Fica das 20 às 5h

Disque-busque: Permitido até as 20h

Delivery para bares e restaurantes: Permitido até meia noite

Bares e restaurantes: Podem funcionar por meio de delivery e disque-busque

Missas e cultos: Podem acontecer com 20% da capacidade, desde que não ultrapasse o número de 100 pessoas

 

Toque de Recolher

Um detalhe que chama atenção, é que foi mantido o “toque de recolher” das 20h as 5h da manhã, contrariando o que foi divulgado na imprensa mineira, de que após um acordo entre o Tribunal de Justiça de Minas, o Governo Estadual decidiu acabar com o Toque de Recolher em Minas. Veja na matéria abaixo:

 LEIA A MATÉRIA NO SITE DO JORNAL ESTADO DE MINAS

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Para que a flexibilização ocorra de forma responsável, dentro do equilíbrio Saúde X Economia, os membros do Comitê pedem que a sociedade não relaxe os cuidados essenciais - a exemplo do uso obrigatório da máscara, álcool em gel e distanciamento - e que, apesar da Onda Roxa permitir as visitas domiciliares, que elas não aconteçam. Nestes encontros, as pessoas tiram a máscara durante as refeições, o que aumenta a transmissibilidade do novo Coronavírus.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024