• 24/04/2024
19 Fevereiro 2021 às 20h41
Atualizada em 19/02/2021 às 20h41

FEVEREIRO LARANJA: PREVINA-SE CONTRA A LEUCEMIA

Médico explica o que é a doença e as principais características dela
AssCom Prefeitura

Leucemia. Quando suspeitar? Para se preocupar com alguma coisa é preciso antes conhecê-la. Existem dezenas de tipos de cânceres que acometem pessoas de diversas idades. Alguns apresentam sintomas muito clássicos e muito fáceis de serem notados.

 

A leucemia é um tipo de câncer do sistema sanguíneo. O nosso sangue tem três tipos de células: os glóbulos vermelhos, as plaquetas e os glóbulos brancos. E é nestes, nos glóbulos brancos, que surge a leucemia.

Todas as células do sangue são produzidas na medula óssea, o famoso tutano. Na leucemia existe uma desorganização na produção dos glóbulos brancos, com aumento intenso nessa produção, porém, essas células em excesso não funcionam e só prejudicam o organismo, acumulando-se em alguns pontos e também atrapalhando o funcionamento das células normais. O famoso ‘além de não ajudar, atrapalha’.

 

Não há forma conhecida de se prevenir a leucemia e também não há sintomas específicos dela. Mas algumas características nos fazem suspeitar da doença: a exemplo da perda de peso, fraqueza e cansaço inexplicado, infecção de repetição, sangramentos exagerados e febre sem motivo aparente. Estas são manifestações gerais que devem chamar a atenção para a possibilidade não só de leucemia, mas de várias outras doenças.

 

A leucemia atinge cerca de 10 mil pessoas por ano no Brasil e mais da metade delas morrem, infelizmente. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais chance de cura. E não, anemia não vira leucemia. São doenças completamente diferentes, apesar de as duas serem no sangue.

 

Na dúvida, procure seu médico de confiança.

 

  Dr. Luiz Fernando Correia e Silva

Especialista em Clínica Médica e Medicina de Urgência.

Médico do PSF Olaria

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024