Baby blues é o modo informal de dizer post-natal, ou seja é uma forma menos grave de depressão pós parto, que surge em média no 3° dia após o parto e acaba no 14° dia, ou dura todo o puerpério. Atinge aproximadamente de 60% a 80% das mulheres.
Mas quando esses sintomas de baby blues não desaparecem e atrapalham o vínculo mãe-bebê é fundamental um acompanhamento médico e psicológico pois a mulher pode estar desenvolvendo um quadro de depressão pós-parto. Se ela não for tratada adequadamente, pode durar meses e até tornar um distúrbio depressivo crônico.
Qual a diferença entre Baby Blues e Depressão Pós Parto?
Enquanto o Baby Blues é passageiro, causado pelas alterações hormonais bruscas que a mulher sofre no pós-parto e não precisa de nenhum tratamento, a depressão precisa de um acompanhamento e inclusive de um tratamento com medicações apropriadas para o caso.
É fundamental que a mulher seja acompanhada e compreendida pelo parceiro e por todos que a cercam. Julgamentos só pioram o quadro. É imprescindível a ajuda de um psicólogo para iniciar um processo terapêutico e se necessário uso de intervenção medicamentosa do psiquiatra.
Selma Rodarte
CRP04-49https://wa.528
@cuidarme_clinica
•Terapia individual
•Terapia infantil
•Terapia familiar
•Teste vocacional
37 99860-2600