• 26/04/2024
11 Dezembro 2020 às 14h26
Atualizada em 11/12/2020 às 14h39

Em Arcos, diplomação dos Eleitos será feita de forma On line

Em função da pandemia do COVID-19, a solenidade acontecerá on line, no próximo dia 16

Pela primeira vez, os candidatos eleitos de Arcos para o próximo mandato (2021-2024) não serão diplomados em uma cerimônia como nos anos anteriores. A Justiça Eleitoral optou por não realizar uma solenidade presencial para fazer a diplomação do prefeito eleito, Claudenir José de Melo ‘Baiano’ (PL), do vice-prefeito eleito, Sérgio Vilela (PL), dos 09 vereadores que vão compor as vagas na Câmara, além dos suplentes de cada partido que elegeu representantes na Casa. 

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo para o qual foi eleito. A solenidade fecha o ciclo eleitoral após votação, apuração e totalização dos votos.

A justificativa apresentada pela justiça eleitoral por não realizar o ato presencial é a pandemia de Covid-19, assim como em muitos outros municípios mineiros. De acordo com o Cartório Eleitoral local, a diplomação será realizada de forma on line, no dia 16 próximo, apenas com a participação dos candidatos eleitos, juiz e promotor eleitoral.

 

O chefe do cartório, Lourival Campos disse ao site Portal Arcos e Web Rádio PCN que, para serem diplomados, é necessário que todos tenham prestado contas de campanha à Justiça Eleitoral, até o dia 15 de dezembro.

Diploma


No diploma, segundo o Código Eleitoral, devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda na qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
 

Câmara prepara posse

Já a posse dos agentes políticos eleitos está programada pela Câmara Municipal de Arcos para o dia 1º de janeiro.

Às 15h, no plenário do legislativo, acontecerá a posse dos vereadores, e logo após a eleição da mesa diretora da Casa, para o ano de 2021. Na sequencia, a posse do prefeito e vice.

Várias medidas serão adotadas para evitar o contágio pela Covid-19, de acordo com informações colhidas na Secretaria da Câmara. Dúvidas ainda existem no tocante à restrição da presença de familiares dos empossados, além dos profissionais da imprensa.

É bem provável é que haverá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Poder Legislativo no YouTube. 

No poli

Também não há informações consistentes se a costumeira solenidade simbólica de posse no Ginásio Poliesportivo Paulo Marques de Oliveira irá acorrer este ano. Assim que o Portal Arcos e a Web Rádio PCN conseguir também esta informação, repassaremos aos nossos leitores.

 

Curso

Na tarde da última quinta-feira (10) aconteceu na Câmara Municipal de Arcos o Curso de Formação para Novos Vereadores.

A iniciativa inédita na cidade e na região partiu do Vereador Donizetti Bernardes e é mais uma ação da Escola do Legislativo “Mauro Guimarães.

Os vereadores eleitos para a XIX Legislatura e que tomarão posse no dia 1º de Janeiro de 2021, receberam informações importantes à respeito da função, funcionamento da Câmara, etapas dos projetos, regimento interno e aspectos gerais sobre o exercício da vereança.

 

Além do vereador Donizetti Bernardes, o curso ainda contou com as palestras do servidor público Dionne Gonçalves e também da servidora Cleusa.

 

Segundo Donizetti Bernardes, a iniciativa desse Curso Introdutório é fazer com que os novos edis já cheguem cientes das responsabilidades, liturgia do cargo e também foi uma oportunidade de troca de conhecimentos.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024