• 20/04/2024
06 Agosto 2020 às 19h14
Atualizada em 06/08/2020 às 19h14
Fonte de Informação: Iran França

Atividades físicas em tempos de pandemia

   Bom dia! Boa tarde! Boa noite queridos leitores e queridas leitoras! Nos últimos anos o dia 5 de Agosto, dia que se celebra o dia Mundial da Saúde nunca teve tanta importância como o deste. 

 

   Estamos passando por momentos difÍceis e nunca vistos na historia da humanidade, onde nos tornamos refém de um virus que mal sabemos sua origem, não tem temos medicamentos eficazes para seu combate, e vacinas estão longe de serem aprovadas. 

 

   Mas mesmo nessa situação não podemos e nem devemos deixar de cuidar da nossa saude psiquica e física. É essencial que nós mantenhamos nossas práticas fisicas e cognitivas em dia, adaptando-as a este momento, para que nao criemos disturbio emocionais como estresse, depressão, ansiedade entre outros tão perigosos e irresssiveis em varios casos. E no campo fisico, obesidade, dores articulares e musculares, hipotrofia(perda de massa magra), entre outros problemas. 

 

   Mas como preservar e cuidar disso tudo acima, sendo que não tenho confiança para voltar as atividades físicas em academias? 

 

   Existem vários perfis do Instagram iguais ao meu, que dão várias dicas basicas de treinamento para serem feitos em casa. No meu Profile do Instagram eu disponibilizei uma séries de treinos bem elaboradas com exercicios funcionais onde voce conseguira reproduzi-los em casa dentro de um espaço de 4mt².  

 

   Depois de quase 4 meses do inicio das condutas de segurança perante ao virus, algumas academias voltaram a trabalhar respeitando as normas de segurança imposta pela Vigiliancia Sanitaria e pelos Orgaos de Saúde de Âmbito Nacional, e até agora em Arcos, não houve nenhum caso registrado nesses estabelecimentos. Medidas como distanciamento no atendimento, álcool em gel e 70%, quantidade de alunos por horário, avisos expostos para lembrar sempre dos cuidados básicos a serem seguidos estão ajudando as academias a funcionarem e passarem segurança aos seus alunos. 

 

   Mas se mesmo assim você ainda não se sente confiante, faz parte de algum grupo de risco ou tem alguém na familia que faz, procure por professores nas redes socias que disponibilizam ou já disponibilizaram exercicios para serem feito em casa, escolha um horario e um local vazio para fazer uma caminhada ou corrida de pelos menos 30 minutos. E o mais importante, atividades fisicas abertas ao publico em rede, geralmente são feitas seguindo um padrão, é interessante que voce respeite seus limites de movimento, seu limite cardiovascular, enfim, respeite seu corpo. 

 

   Se exercitando nem que seja por 20 a 30 minutos em casa, além de estar mantendo seu bem maior em movimento, que é seu corpo, estara cuidadando dele e da sua mente ao mesmo tempo, aumentado sua imunidade corporal, melhorando seu condicionamento fisico, consequentemente sua potência cardiovascular, aumentado seu peso em massa magra e abaixando seu percentual de gordura, melhora de flexibilidade, mobilidade entre tantas outras valencias importantes que só a atividade fisica lhe proporciorna. Seu corpo é como uma maquina, necessita de estimulos, ajustes e cuidados para se manter forte. 

 

   Tempos iguais a este nunca foram significativos para mostrarem a necessidade de manter o corpo em forma, e quando se diz em forma, não em padrões de beleza impostas pela sociedade, mas em dia com sua saude. Não existe nada mais precioso na sua vida que a sua saúde. E não existe nenhum metodo mais certo e poderoso de cuidar da saúde a não ser a atividade física.

 

Iran França

Empresário SPIF

Personal Trainer

SPIF 30

SPIFCROSS

Pós graduando em Fisiologia, Bioquímica, Nutrição e Treinamento

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024