Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/2051/68a46df674767.jpeg

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Arcos esclarece que não encaminhou nenhum paciente com suspeita de COVID-19 para atendimento na cidade de Formiga - MG.

A paciente em questão procurou a rede particular por iniciativa própria para realização de consulta e exames.

Informamos que o ofício 164/2020 da Prefeitura de Formiga, publicado na imprensa, não foi protocolado na Secretaria Municipal de Saúde de Arcos e que o médico citado no referido ofício, não faz parte do quadro clínico das redes municipal e privada de Arcos.

Mesmo entendendo que é um direito do cidadão procurar serviços de saúde em outras cidades, recomendamos que, neste momento de Pandemia, as consultas sejam realizadas no município de origem para controle e monitoramento. Caso seja necessário o encaminhamento para outras localidades, para fins de exames complementares, o mesmo seguirá o protocolo do Ministério da Saúde.  

 A Secretaria de Saúde de Arcos ainda ressalta que os procedimentos técnicos relacionados ao COVID - 19 são cumpridos com responsabilidade e sempre respeitando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Arcos preza pelo franco diálogo institucional e diplomático, principalmente pelas relações que contribuem para uma sociedade harmônica e transparente, além de zelar por critérios oficiais da informação, evitando assim a produção de Fake News. Reafirmamos ainda a nossa estreita relação com o município coirmão de Formiga e demais municípios adjacentes.  

 

16/04/2020

Nota de esclarecimento da Prefeitura de Formiga

 

A Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde, esclarece sobre o caso da paciente residente e domiciliada em Arcos, que esteve em Formiga para exames laboratoriais e foi diagnosticada com Convid-19

 

 

No início desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde teve conhecimento de que uma paciente arcoense, de 48 anos, foi encaminhada a Formiga para a realização de exames laboratoriais, uma vez que havia a suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus. De acordo com a paciente, o encaminhamento foi feito por um médico que a atendeu em sua cidade de origem. Ao receber a informação de que o resultado dos exames deu positivo para Covid-19, o Executivo formiguense encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Arcos alertando e informando quanto ao problema. No entanto, não foi mencionado que o profissional que encaminhou a paciente faça parte do quadro clínico do município ou atenda de modo particular na cidade. O documento foi encaminhado e o seu recebimento confirmado, na tarde desta quarta-feira, 15 de abril, em conversa entre o responsável pela pasta Saúde em Formiga, Leandro Pimentel, e João Júlio Cardoso, que é o secretário de Saúde em Arcos.

 

O envio do ofício caracteriza-se, também, como forma de cordialidade e alerta, uma vez que o trânsito dos pacientes suspeitos e confirmados coloca em risco a população dos dois municípios. Ressaltamos que em Formiga não há casos confirmados da doença e que o Executivo tem intensificado as ações de combate para reduzir os riscos de propagação do vírus.

Veja também: