Notícia

Secretaria municipal de saúde inicia vacinação contra influenza

Campanha foi antecipada para auxiliar profissionais de Saúde descartarem a doença na triagem de casos para coronavírus


Compartilhe:

Foto: AssCom Prefeitura

Começou ontem, domingo, 22 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, e que vai até 15 de abril (1ª fase).

Dividida em três fases, a campanha tem como objetivo auxiliar os profissionais de Saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo COVID-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços prestados.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Arcos, Ângela Margareth, a estratégia é vacinar primeiro os idosos e os trabalhadores da Saúde - grupos que estão mais suscetíveis ao vírus da influenza. “As doses foram disponibilizadas ao município de forma gradual, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde”, disse.

A vacina contra a gripe reduz as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pela influenza, por isso é fundamental que este público compareça às Unidades Básicas de Saúde nessa primeira etapa”, afirma.

O município de Arcos está adotando a seguinte medida: vacinar as pessoas acima de 60 anos em suas próprias residências. Não há que ter nenhum tipo de pressa, pois todos serão atendidos, paulatinamente.

Para pacientes da zona rural, é interessante que o paciente agende sua vacinação no PSF que já o atende.

*A 2ª e 3ª fase da campanha - abordaremos em outra matéria.

COMENTÁRIOS

Veja outras notícias