• 24/04/2024
13 Março 2020 às 16h58
Atualizada em 04/05/2020 às 22h30

O Circuito Técnico Pé No Chão segue seu caminho com Curso de Agroecopedagogia na APAC Arcos

    Nesta terça-feira (10) aconteceu na APAC Arcos o curso de Agroecologia em parceria com a EMATER-MG, Prefeitura de Arcos, APAC, Rotary Club de Arcos e Rotaract Club de Arcos com intuito de profissionalizar os recuperandos e melhorar a qualidade de vida dos mesmos, bem como para que os produtos de hortaliças comercializados pela instituição sejam melhorados sem a necessidade de compostos químicos nocivos a saúde, utilizando apenas defensores naturais no combate as pragas e na adubação do solo. Ressaltando ainda a importância da APAC na comunidade arcoense, esta que tem o intuito de recuperar as pessoas, e tem o conceito de “matar o criminoso e resgatar o homem”, através da APAC os recuperandos aprendem um novo ofício, a se valorizar como seres humanos e saem desta capacitados e prontos para serem reinseridos na sociedade.

 

   A Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Prefeitura Municipal de Arcos ministraram o curso  de agroecologia, teoria e prática com a temática – Agroecopedagogia  na  APAC com foco na AGROECOLOGIA e qualidade de vida para recuperandos da APAC Arcos. Este curso faz parte do projeto Circuito Técnico Pé no Chão, e em sua terceira ação foi focado na Agroecopedagogia para a APAC, ressaltando que o Circuito Técnico Pé no chão visa a importância da visita técnica e vem complementar a troca de saberes entre os profissionais da Assistencia técnica e extensão rural.

 

   O desenvolvimento da agroecologia aumenta em Minas Gerais em cada ano e na APAC, existe uma área propicia ao desenvolvimento de uma horta agroecologica. O curso foi solicitado pela secretária da APAC Arcos, Laura Teixeira Felizali, esta que também é membro e está como presidente do Rotaract Club de Arcos neste ano, e Roneiy Henrique Onorato de Castro, Monitor de Oficinas da APAC Arcos.

 

      Na programação proposta para o Curso Aplicação do método da Agroecopedagogia, começou com a Integração EMATER-MG, PREFEITURA DE ARCOS, APAC ARCOS, ROTARY CLUB DE ARCOS e ROTARACT CLUB DE ARCOS, e dando sequência foi falado sobre os princípios de agroecologia e planejamento de hortas, foi discutido sobre adubos químicos e orgânicos e práticas agroecológicas. O curso de Agroecologia foi ministrado  pelos funcionários da EMATER MG Arcos: Zenaido Lima da Fonseca, engenheiro agrônomo da EMATER-MG Arcos que falou sobre os princípios básicos da agroecologia, plantio de hortaliças da semente à colheita e fez demonstração prática sobre produção de mudas de hortaliças em bandejas e calda natural a base de palma, babosa, vinagre algo e pimenta para controle de insetos e adubação foliar de plantas usando do método agroecopedagogico criado pelo engenheiro e Irani Muniz Leão da EMATER- MG Arcos, ext. Agropecuário falou sobre agoroecologia, sua importância e realizou a prática de produção do inseticida caseiro para controle de insetos que atacam as lavouras.

 

   A horta da instituição está sendo reestruturada para melhor aproveitamento do solo e área de plantio em breve os produtos estarão disponíveis para venda, com ainda mais melhorias em sua qualidade depois deste curso que aconteceu na sede da APAC tendo como palestrantes Zenaido e Irani que compartilharam seus conhecimentos com todos os presentes agregando conhecimento e experiência.

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024