• 25/04/2024
24 Janeiro 2020 às 13h03
Atualizada em 05/05/2020 às 02h36

Melhorias na ciclofaixa fazem parte da revitalização da Avenida Sanitária I

Asscom/Prefeitura e Divulgação

      O Governo de Arcos, por meio das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta semana, a última etapa das obras de revitalização da Avenida Sanitária ‘João Vaz Sobrinho’, no trecho I. O projeto abrange melhorias em torno do canal sanitário e de sinalizações que promovam a segurança dos condutores de veículos automotivos e de pedestres que transitam pelo local.

      Com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, o projeto já contemplou:

> Construção de uma área de convivência, com a execução de um piso sobre o canal sanitário, com uma estrutura de bancos de assento, rampa de acessibilidade e de um bicicletário.

> Passarelas de acesso, em três pontos distintos.

> Guarda corpo nas margens do córrego, o que viabilizará mais segurança aos veículos automotivos que trafegam pela avenida.

      E agora, a prefeitura entra na fase final das obras, com a pintura da ciclofaixa e sinalização adequada.

      Essa obra vai gerar mais mobilidade urbana na região que vem crescentemente recebendo novos empreendimentos e fluxos de pessoas. “A Avenida ‘João Vaz Sobrinho’ é um marco importante para o desenvolvimento da cidade, por isso planejamos revitalizá-la, principalmente em oferecer segurança e mobilidade, além de potencializar o progresso de Arcos”, destaca o prefeito Denilson Teixeira.

 

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE CICLOVIA, CICLOFAIXA E CICLOROTA?

       A popularização do uso de bicicletas como meio de transporte nas cidades levou à implantação de tipos de vias próprias à circulação de quem pedala. No Brasil, a ciclovia e a ciclofaixa estão previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) como estruturas exclusivas para bicicletas.

      No caso da cidade de Arcos, na Avenida Sanitária Trecho I, temos uma Ciclofaixa.

Ciclofaixa

      É uma faixa pintada no chão, sem segregação física como no caso da ciclovia. É o tipo mais comum de via para bicicletas, sendo indicada para velocidades mais baixas e tendo sua construção mais barata.

Ciclovia

       É um espaço à parte e segregado para o fluxo de bicicletas. Não há contato entre as bicicletas e os demais veículos, sendo o tráfego exclusivo para as bikes, delimitada por grade, meio fio, concreto ou qualquer outro tipo de isolamento.

Ciclorota

      É um caminho, sinalizado ou não que represente uma rota aos ciclistas. Sem definição e separação física, é um trajeto mapeado para chegar a um destino final.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024