• 27/04/2024
29 Novembro 2019 às 18h13
Atualizada em 04/05/2020 às 19h14
Fonte de Informação: Da Redação

Café com Informação é proposto para caminhoneiros arcoenses pelo Rotaract Club de Arcos

 

  Na tarde desta quarta-feira (27) o Rotaract Club de Arcos promoveu uma ação de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata com os caminhoneiros arcoenses na CooperArcos. O projeto “Viva Bem Caminhoneiro” foi uma tarde de café e informação, com os rotaractianos e a Dra. Rúbia Melo que proporcionou uma palestra e bate-papo, informando esclarecendo as dúvidas dos homens sobre a doença, prevenção e exames.

 

  “Viva Bem Caminhoneiro” surgiu mediante a campanha do novembro azul que é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro, criado para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com o intuito de direcionar este especialmente para os que vivem viajando pelo Brasil, o “Viva Bem Caminhoneiro” veio com o objetivo te atingir a classe caminhoneira da cidade em razão do cotidiano agitado e na maioria das vezes não terem tempo de cuidar de si mesmo, da saúde e assim acabarem ficando desatentos com o cuidado e a prevenção do câncer de próstata.

 

  O tumor afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. A doença mata um homem a cada 38min no Brasil de acordo com pesquisas.

 

  Rose Brito membro do Rotaract Club de Arcos nos mencionou sobre o projeto e o que achou participando: “Eu achei muito bacana o Projeto: " Viva Bem Caminhoneiro ", o intuito de falar para os caminhoneiros foi algo que marcou o Novembro Azul pois a vida desses homens que trabalham na estrada não é fácil, eles mal tem tempo de cuidar de si, então essa forma que o Rotaract juntamente com a Dra. Rúbia, passou a mensagem de algo que muitos homens tem um pouco de vergonha de falar, foi bastante dinâmico, bem descontraído e sem contar que me surpreendi com a participação e a curiosidade de todos que estavam participando! Espero que possamos fazer mais projetos assim com pessoas tão importantes como cada um dos caminhoneiros que estavam ali presentes!”       

 

  “Viva Bem Caminhoneiro” com toda a certeza fez a diferença não somente na vida dos caminhoneiros que se envolveram e interagiram bastante durante todo o tempo, participando das discussões e dinâmicas propostas pelo Rotaract e a Dra.Rúbia Melo mas também de todos que estiveram presentes e envolvidos no projeto, como o caso de Rafaela de Paulo que é de Boa Esperança que nos deu uma entrevista sobre o seu feedback do projeto: “O projeto "Viva Bem Caminhoneiro" realizado pelo Rotaract Club de Arcos, em prol do Novembro Azul foi incrível! Os caminhoneiros e demais pessoas presentes contaram com uma dinâmica divertida no início, para "quebrar" o gelo a respeito do tema e funcionou! Foi lindo de ver todos participando e tirando dúvidas com a médica generalista, convidada pelo Rotaract Club de Arcos, a respeito do câncer de próstata sem qualquer constrangimento. E pra fechar com chave de ouro, foi oferecido suco e um cachorro-quente delicioso! Invistam mais em palestras assim que o sucesso é garantido!”.

 

   Projetos que impactam a comunidade e os envolvidos, fazendo a diferença na vida de quem vive estes, Rotaract Club de Arcos mais uma vez mostrou seu trabalho e importância dentro da cidade, trazendo essa tarde de conhecimento, reflexão e interação. Acompanhe os momentos e entrevistas com Henrique e Arnaldo caminhoneiros arcoenses que são membros da CooperArcos e as rotaractianas Clara Garibaldi, Kamilly Castro e Marina Miranda:

 

VEJA TAMBÉM