• 24/04/2024
03 Outubro 2019 às 20h56
Atualizada em 04/05/2020 às 22h08
Fonte de Informação: IFMG Arcos

IFMG Arcos abre inscrições para processo seletivo de cursos de graduação e ensino médio gratuitos

Além das 50 vagas na graduação em Engenharia Mecânica, em 2020 serão 100 vagas para Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio.

   O IFMG está com o período de inscrições para o Vestibular 2020 aberto. Chega a 3.945 o número de vagas abertas neste processo seletivo para ingresso em 116 cursos, nas modalidades Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente e Graduação. São oportunidades de formação profissional distribuídas nos 18 campi, localizados nas regiões metropolitana de BH, Central, Leste e Centro-oeste de Minas.

 

   Em 2020, o campus Arcos passa a ofertar vagas para o curso de Técnico em Mecânicaintegrado ao Ensino Médio. Serão 100 vagas em turno integral com duração de 3 anos. O curso é totalmente gratuito. Todas as informações sobre o processo seletivo estão no edital e podem ser acessadas através do site www.ifmg.edu.br. As inscrições, que também são feitas através do site, já começaram e vão até o dia 30 de outubro. A prova é no dia 01º de dezembro.

 

   Além desta novidade, serão ofertadas também mais 50 vagas para o curso de graduação em Engenharia Mecânica em turno integral e duração de 5 anos. A seleção de candidatos para as vagas dos cursos de graduação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não há aplicação de provas neste caso. Quem se inscrever poderá utilizar o resultado de uma das últimas três edições do Enem (2017, 2018 ou 2019). Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação.

 

   Isenção da taxa de inscrição

 

    A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos são gratuitos. Mas o edital prevê isenção para quem tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Os pedidos de dispensa do pagamento da taxa de inscrição poderão ser feitos entre 1º e 11 de outubro, dentro do sistema de inscrição na internet, mediante comprovação dos requisitos listados no edital.

 

   Ações afirmativas

 

   Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

 

   Ingresso dos cursos técnicos

 

   As provas (aplicadas somente para os cursos técnicos integrados e subsequentes) serão realizadas no dia 1º de dezembro de 2019. Nesse dia, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informará o local e horário do exame. Poderá realizá-lo em cidades onde houver campus do IFMG, desde que haja vaga para o curso escolhido no referido campus.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024