• 28/03/2024
23 Maio 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 18h36
Fonte de Informação: 63º BPM / 7ª RPM

Palestra em escola impulsiona ações preventivas no trânsito

   Mais uma palestra sobre prevenção no trânsito foi realizada para enriquecer o ‘MAIO AMARELO’, período destinado internacionalmente às ações de combate aos acidentes e mortes nas vias públicas. Desta vez, alunos e funcionários da Escola Municipal ‘Vera Lúcia Paraíso’ receberam informações sobre o tema da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Judas, do professor e instrutor de trânsito Marcelino Batista e da Polícia Militar.


   Na palestra, foram apresentados vídeos educativos com as informações pertinentes, além das diversas explanações sobre o assunto. “Todos nós usamos o trânsito rotineiramente. Quando vamos à padaria, à escola, ao banco ou a qualquer outro local, seja de carro ou a pé, estamos utilizando o trânsito. Por isso, cabe a nós nos preocuparmos com nossos deveres, assim como nos preocupamos com nossos direitos”, enfatizou o professor Marcelino.


    Já o sargento Jonas destacou a importância do tema deste ano escolhido para a campanha do MAIO AMARELO - Trânsito, o sentido é a vida! “Os melhores educadores dos adultos, sem dúvida, são as crianças. Quando o filho cobra do pai o uso do cinto de segurança, de não falar ao celular quando estiver dirigindo e de não beber quando for dirigir, está ensinando o que é certo e o que é errado ao condutor. E não há nada mais nobre do que crianças ajudarem a preservar vidas”, observou o militar.


    Participaram do evento:

UBS - São Judas: enfermeira,  psicóloga, educadora física, nutricionista e agentes comunitários de saúde.

Centro de Formação de Condutores: professor Marcelino Batista

Polícia Militar: sargento Jonas, sargento Vieira

 

MAIO AMARELO 2019: ‘NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA!’

 

    A proposta neste ano é que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

 

    A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. “É preciso voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que certo e o que não é: as crianças”. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido BB é a vida. 

maioamarelo
policia
arcos

VEJA TAMBÉM