storage/ads_banner/2058/1758566591-arcomcredi-topo-seguros.jpg

Escola de Música da Fundação Dirce Figueiredo chega a Arcos

A cidade vai ganhar uma orquestra própria e contará com cursos gratuitos de música. O evento de inauguração, fechado para convidados, acontece no dia 24 de setembro, às 15h30, com a presença de autoridades e apresentação da Orquestra Amare.

Instalada na antiga sede do IEF, na Rua Jarbas Ferreira Pires, 33, no centro de Arcos, a nova Escola de Música da Fundação Dirce Figueiredo será um espaço dedicado à formação de jovens músicos. Com mais de uma década de experiência na área, a instituição chega à cidade com o patrocínio da Lhoist, por meio da Lei Rouanet, e parceria da Prefeitura de Arcos. A proposta é oferecer cursos gratuitos para crianças e adolescentes e ainda criar uma orquestra para a cidade. A inauguração acontece no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 15h30, com apresentação da Orquestra Amare.

Para iniciar as atividades, foram selecionados alunos entre 10 e 16 anos, que participarão dos cursos de instrumentos de cordas, como violino, viola e violoncelo. Todos os instrumentos serão fornecidos gratuitamente pela Fundação, que já soma mais de 10 anos formando músicos e realizando concertos em diversas cidades brasileiras. As aulas terão início no dia 30 de setembro e serão conduzidas por professores com sólida experiência em ensino musical. Além das práticas instrumentais, os estudantes terão aulas de percepção musical.

Ao todo, Fundação Dirce Figueiredo vai atender 250 crianças e adolescentes e, a médio prazo, a instituição pretende estruturar uma orquestra de cordas em Arcos, que se somará à Orquestra Amare, de Matozinhos, e à Orquestra de São José da Lapa, atualmente em formação.

“Minas Gerais sempre se destacou nos sopros e na percussão, mas os instrumentos de corda ainda são um desafio. E é aí que está o diferencial da nossa escola. Mais do que ensinar música, queremos abrir caminhos para que crianças e jovens se expressem e façam parte de um projeto coletivo. Acreditamos que a arte transforma vidas e que Arcos será palco de uma história muito bonita construída com a comunidade”, afirma Leonardo Campos, presidente da Fundação.

“O patrocínio a este projeto reforça o compromisso da Lhoist em apoiar iniciativas que transformam realidades e deixam um legado para as comunidades onde estamos presentes. A música é uma linguagem universal, capaz de criar oportunidades e promover inclusão social. É uma grande satisfação contribuir para que Arcos tenha acesso a essa experiência única”, destaca José Rabello de Oliveira Júnior, gerente geral de Relações Institucionais da Lhoist.

Fundação Dirce Figueiredo

Nascida em 2006 para atender as demandas culturais e sociais de Matozinhos e região, a Fundação Dirce Figueiredo é uma instituição dedicada à música, cultura e educação que visa contribuir para a transformação e valorização da pessoa humana.

 

Veja também:

Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.