Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.

Audiência na ALMG debate transferência do pátio ferroviário de Arcos

A retirada do pátio ferroviário da área urbana de Arcos será tema de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A mobilização atende uma demanda antiga da população, que sofre com barulho, interrupções no trânsito e riscos à segurança.

Será realizada no dia 26 de junho, às 10h30, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma audiência pública para discutir a retirada do pátio de manobras da VLI Logística, localizado na área urbana de Arcos. A iniciativa é do deputado estadual Alencar da Silveira Jr., atendendo a um pedido do vereador João Paulo Ferreira (Joãozinho) e do assessor parlamentar Ramon Calixto, natural do município. A ação visa atender a uma antiga demanda da população local.

O pátio está situado em uma área próxima a duas das principais vias que interligam diversos bairros de Arcos, como o Pulo do Gato, e tem causado transtornos aos moradores, incluindo interrupções no tráfego, poluição sonora e riscos à segurança. Durante a audiência, será defendida a destinação de parte dos recursos previstos na Lei Federal nº 14.273/2021  que prevê cerca de R$ 5 bilhões para investimentos em projetos ferroviários em Minas Gerais  para viabilizar a transferência do pátio para uma área mais afastada do perímetro urbano.

“Não podemos aceitar que a população continue sendo penalizada por uma estrutura que deveria impulsionar o desenvolvimento, e não causar transtornos. Vamos lutar para que Arcos receba parte desses recursos e possa executar esse projeto fundamental para o bem-estar da população”, afirmou o deputado Alencar.

A Prefeitura de Arcos estuda a viabilidade de disponibilizar transporte público, por meio de ônibus, para garantir a participação da população e da imprensa local na audiência. A expectativa é de que moradores, lideranças e autoridades estejam presentes, fortalecendo a mobilização em torno dessa importante reivindicação.

Veja também: