Será realizada no dia 26 de junho, às 10h30, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma audiência pública para discutir a retirada do pátio de manobras da VLI Logística, localizado na área urbana de Arcos. A iniciativa é do deputado estadual Alencar da Silveira Jr., atendendo a um pedido do vereador João Paulo Ferreira (Joãozinho) e do assessor parlamentar Ramon Calixto, natural do município. A ação visa atender a uma antiga demanda da população local.
O pátio está situado em uma área próxima a duas das principais vias que interligam diversos bairros de Arcos, como o Pulo do Gato, e tem causado transtornos aos moradores, incluindo interrupções no tráfego, poluição sonora e riscos à segurança. Durante a audiência, será defendida a destinação de parte dos recursos previstos na Lei Federal nº 14.273/2021 – que prevê cerca de R$ 5 bilhões para investimentos em projetos ferroviários em Minas Gerais – para viabilizar a transferência do pátio para uma área mais afastada do perímetro urbano.
“Não podemos aceitar que a população continue sendo penalizada por uma estrutura que deveria impulsionar o desenvolvimento, e não causar transtornos. Vamos lutar para que Arcos receba parte desses recursos e possa executar esse projeto fundamental para o bem-estar da população”, afirmou o deputado Alencar.
A Prefeitura de Arcos estuda a viabilidade de disponibilizar transporte público, por meio de ônibus, para garantir a participação da população e da imprensa local na audiência. A expectativa é de que moradores, lideranças e autoridades estejam presentes, fortalecendo a mobilização em torno dessa importante reivindicação.
Uma jiboia de cerca de 90cm foi encontrada no quintal de uma casa no bairro Vila Calcita, em Arcos, na manhã desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a captura segura do animal, que foi devolvido à natureza em local apropriado.
Um cão solto causou tensão em uma residência no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Arcos. O caso mobilizou o Corpo de Bombeiros e terminou sem feridos graves.
Uma área de pasto no distrito Ilha, em Arcos, foi atingida por um incêndio na tarde desta terça-feira. A ação rápida dos Bombeiros impediu que o fogo se espalhasse e causasse danos maiores ao entorno.
Uma força-tarefa envolvendo o CONSEP, o Corpo de Bombeiros e a iniciativa privada garantiu a melhoria da visibilidade do sistema de videomonitoramento em Calciolândia. A ação reforça o impacto da união comunitária na promoção da segurança pública.