Os Agentes de Endemias da Prefeitura de Arcos estão a campo neste dia 06 de janeiro para vistoriar residências e espaços baldios, para coletar dados para servir na elaboração do próximo Liraa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti.
A equipe se dividiu em três frentes de trabalho, e tem como Supervisores - Silvana Chaves no bairro Floresta, Fabricio Carlos no bairro Esplanada e Alex Pereira no bairro Planalto. As demais regiões da cidade também serão vistoriadas.
Diagnosticar a situação é um importante passo para traçar também um projeto de ação de combate à dengue, chikungunya e zica.
HISTÓRICO RECENTE
Em outubro de 2024, a coleta de informações do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) chegou a 4,7%.
Agora para janeiro de 2025, com as intensas chuvas torrenciais e o calor, os cuidados devem ser redobrados e fica o apelo para que a população aja, eliminando potenciais focos do mosquito, mantendo ambientes livres de recipientes que possam acumular água e colaborando com as visitas dos agentes.
É importante se atentar para os riscos que o índice de outubro do ano passado trouxe, especialmente após o município ter enfrentado um aumento de casos de chikungunya.