Na 38ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Arcos desta segunda-feira, 25 de novembro, foi aprovado o Projeto de Lei n.º 026/2024 que ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº. 2.836/17 e institui o dia 03 de dezembro como o “Dia Municipal da Poesia” no calendário oficial de eventos da cidade. A nova data comemorativa celebrará a riqueza literária e a importância da poesia na cultura local.
De autoria do vereador José Calixto da Fonseca, o texto do projeto indica, dentre outros pontos, uma oportunidade de envolver a comunidade em atividades culturais e artísticas a partir da realização de concursos de poesias, saraus e leituras de poesias em locais públicos e escolas, realização de oficinas de poesias, festival de poesias, implantação de murais de poesias em espaços públicos, dentre outras atividades, sendo que o Município poderá realizar parceria com a ALARC – Academia de Letras de Arcos para a realização das ações mencionadas.
“Parabenizo o vereador Calixto por essa iniciativa, pois esse Projeto vem enriquecer a cultura, a educação e incentivar os artistas que são muitos!”, comenta a vereadora Kátia Mateus.
Com a aprovação do Projeto de Lei, Arcos se junta a muitas cidades que já dedicam um dia especial à celebração da poesia, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura e da educação.
Importância da Poesia
A poesia é uma forma de arte que transcende o tempo e o espaço, oferecendo uma janela para a alma. Sua importância vai além da beleza estética das palavras; ela é um veículo poderoso para expressar emoções, contar histórias e provocar reflexões profundas. Através da poesia, podemos explorar os aspectos mais íntimos e complexos da existência humana, encontrar consolo nas adversidades, expressar sentimentos, celebrar as alegrias e até mesmo usá-la como forma de protesto.
Além disso, a poesia enriquece a linguagem, estimula a criatividade e promove a empatia ao nos conectar com as experiências e perspectivas dos outros. Ela é um meio de preservação cultural, registrando tradições, valores e identidades de diferentes indivíduos e comunidades ao longo da história. Em suma, a poesia é uma ferramenta vital para a comunicação emocional e intelectual, um tesouro cultural que merece ser valorizado e celebrado em todas as suas formas.
Confira o texto completo do Projeto de Lei abaixo ou CLICANDO AQUI!