• 13/10/2024
27 Setembro 2024 às 15h12

Oito poços artesianos ainda podem reforçar o abastecimento de água em arcos

A informação foi dada pela Copasa, após indagação da situação do sistema de abastecimento do município de Arcos. Coma escassez de chuvas no Brasil e em Arcos, reacende a preocupação com o abastecimento de água e o fantasma do racionamento preocupa a população.

Porém, ao questionar a empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, recebemos a informação que: “atualmente 35% da captação de água é feita na Vargem dos Britos, 20% no córrego das Almas e, com a interligação da nova adutora, 25% no rio Candonga. Outros 20% são por meio de seis poços profundos”. “Com o apoio ao sistema dado pela nova captação, outros oito poços seguem disponíveis em casos emergenciais como reservas”.

Após o anúncio que a captação auxiliar do rio Candonga já opera a pelo menos um mês, em Arcos. A empresa garante que a nova captação aumentou em 30% a capacidade de atendimento da população. O sistema de abastecimento em Arcos, conta, ainda, com 16 poços profundos, perfurados, em sua maioria durante a grande crise de falta de água de 2019, que podem ser equipados para dar suporte ao município.

Em Arcos, a Copasa realiza a captação principal de água nos córregos das Almas e de Vargem dos Britos para o abastecimento da cidade. Porém, durante os períodos de baixa da vazão, dos córregos, faz se necessário o complemento com outros sistemas para suprir da vazão de consumo do município

 

INVESTIMENTOS

Segundo a empresa, desde 2019, foram investidos mais de R$ 10 milhões em melhorias do sistema de abastecimento da cidade, como a implantação de nova barragem da captação do córrego das Almas, a duplicação da adutora de água bruta, a ampliação das redes de distribuição e a construção de novas ligações tanto na sede do município quanto em distritos de Arcos, como Boca da Mata e Calciolândia.

Outra ação de destaque executada pela Copasa em Arcos é o Pró-Mananciais, que visa a proteção e revitalização de nascentes e matas ciliares. De 2017 até o final do 2º semestre de 2024, foram realizados 10.068 metros de cercamento, 185 barraginhas, 1.164 metros de estradas rurais, 11.439 metros de terraceamento, e plantadas 2.549 mudas em várias propriedades rurais.

Fonte: Jaime Pedrosa - Rádio Vertical FM

VEJA TAMBÉM

Saiba onde comprar ingressos para o filme Faroeste

Confira o trailer, datas e link para compra de ingressos para o filme que começa a ser exibido na próxima semana.

14h56 11 Outubro 2024
Estudantes de Arcos representam a Câmara na etapa estadual do Parlamento Jovem 2024

O evento, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, reuniu 150 jovens de todo o estado para discutir o tema “Melhorias no Ensino Escolar”.

15h56 10 Outubro 2024
Ator e produtores falam sobre o filme Faroeste

O filme, que já completa 10 anos, tem grandes nomes em sua produção e mostra a beleza que existe no interior de Minas Gerais.

11h56 09 Outubro 2024