• 10/12/2024
28 Julho 2024 às 09h53
Autor: Dra. Selma Rodarte

Animais de estimação: como podem ajudar na saúde mental

Quem tem um animal de estimação sabe, o poder de tirar um sorriso, de animar os seus donos até mesmo em dias tristes. O bem que os bichos podem fazer para nós, é impressionante, especialmente diante de momentos de ansiedade, tristeza ou mesmo depressão. Existe, inclusive, técnicas terapêuticas que utilizam o contato com os animais com frequência, para ajudar em quadros de estresse pós-traumático e para auxiliar em tratamentos de saúde mental.

Pesquisas apontam os benefícios da companhia de um animal de estimação. Em vários hospitais, pacientes em estados graves, tem a visita dos animais como, por exemplo, o cachorro, e isso tem ajudado muito na melhora dos quadros de saúde desses pacientes. E especialistas explicam que, quando em contato com os animaizinhos, o ser humano ativa o sistema límbico, ocorrendo então a liberação das endorfinas, gerando tranquilidade e bem-estar. Os animais são únicos em conseguir demonstrar afeto sem dizerem uma só palavra. Seja com lambeijos, ou até mesmo com o olhar, isso é capaz de promover vários benefícios.

Entre os principais benefícios para a saúde mental estão:

🔸 Cura a solidão

🔸 Restaura o amor-próprio

🔸 Diminui o estresse e a depressão

🔸 Dá motivação e vida social

🔸 Cria a responsabilidade

🔸 Traz felicidade.

Ou seja, não existe melhor caixinha do que essa para te trazer mais bem-estar!

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte!

Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

 

Telefone para contato: (37) 99860-260

VEJA TAMBÉM

Família de Alice comemora mais de um ano de milagre e testemunho de fé

Relembre a história de Alice, a menina de 10 anos que teve um diagnóstico de tumor no cérebro e comemora todos os dias a sua vitória depois da cirurgia.

10h54 09 Dezembro 2024
Animal silvestre é capturado em via pública

Os militares do Corpo de Bombeiros de Arcos encontraram o animal na avenida Laura Andrade em Arcos. Tratava-se de um gambá que demonstrava comportamento agressivo.

17h07 05 Dezembro 2024