• 14/05/2024
20 Abril 2023 às 11h33
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Atletas de Arcos participam da 2ª Corrida e Caminhada Rústica em Pains

Doze atletas da cidade de Arcos participaram, no último domingo, da 2ª corrida rústica da cidade de Pains, em comemoração aos 80 anos de emancipação do município. 

A prova, que aconteceu no Parque municipal Dona Ziza, teve percurso único de 5 km, nas modalidades masculina e feminina. Houve a entrega de troféus aos cinco primeiros colocados gerais e aos três primeiros de cada categoria, além de premiação em dinheiro para os primeiros colocados gerais e a entrega de medalhas a todos que concluíram o percurso.

Os atletas de Arcos trouxeram para a cidade oito colocações em pódios das categorias, sendo sete em categorias femininas e uma na masculina, além da segunda colocação geral feminina, conquistada pela atleta arcoense Karla Carolyne de Sousa Guedes.

 

Veja abaixo a classificação de todos os atletas arcoenses que participaram da corrida:

KARLA CAROLYNE DE SOUSA GUEDES – 2º lugar geral feminino

JOSE RONALDO DE CARVALHO FILHO –  1º lugar categoria 40 a 44 anos masculino

LYLA FERREIRA – 1° lugar Categoria 35 a 39 anos feminino

ADRIANA CRISTINA DA SILVA SOUSA – 1º lugar categoria 45 a 49 anos feminino

ANGELITA DE CASTRO – 2º lugar categoria 40 a 44 anos feminino

GISELLI LAINE URQUISA – 2º lugar categoria 25 a 29 anos feminino

POLLYANNA CAROLINA BARBOSA – 2º lugar categoria 30 a 34 anos feminino

POLIANA MYRIAM FELIPE RODRIGUES – 3º lugar categoria 40 a 44 anos feminino

SHIRLEY AMARAL DE MENDONÇA – 1º lugar categoria 50 a 54 anos feminino

VINICIUS ALVES RODRIGUES PEREIRA – 4º lugar categoria 40 a 44 anos masculino

MARIA LUISA CORREA SILVA – 5º lugar categoria 25 a 29 anos feminino

LAURA GARCIA DE ALMEIDA – 7º lugar categoria 25 a 29 anos feminino

 

Grupo de corrida

A cidade de Arcos conta com o grupo de corrida Keep Run, que tem mais de 100 integrantes de Arcos e de outras cidades, que treinam e participam de campeonatos de corrida. Neste grupo existe também o projeto “Elas no Corre Bodock”, que exalta e incentiva mulheres a praticarem a corrida, independentemente da idade e condicionamento físico.

Uma das integrantes do grupo e do projeto é Poliana Myriam, de 41 anos, que é auditora do IFMG e professora de Direito na PUC Minas em Arcos. Em entrevista ao Portal Arcos ela falou sobre os trabalhos do grupo e sobre a sua trajetória na corrida.

Poliana iniciou nos contando que chegou a trabalhar como Policial Militar, profissão onde ela tinha que correr, porém, não era por prazer e sim porque fazia parte do treinamento. Mas, após deixar a PM ela não praticou mais a corrida.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, ela procurou uma atividade para aliviar a ansiedade e iniciou no ciclismo. “Conheci o ciclismo, aprendi a pedalar ‘direito’ aos 39 anos e me apaixonei pelo esporte. A paixão foi tanta que nem uma colisão, que resultou em traumatismo craniano leve, lesão no ombro esquerdo e em algumas fraturas dentárias, me impediu de continuar pedalando”, comentou. Porém, em 2022 Poliana sofreu outro acidente que agravou sua lesão e a obrigou a se afastar do ciclismo.

Na busca por outro esporte, Poliana aceitou o convite de um ex-aluno para correr com o grupo da Keep Run.

“Voltei para a corrida aos 40 anos, recomeçando depois de 15 anos parada. Quase morri para completar os primeiros 3 km, mas com o apoio de Laura Almeida, do próprio João e de Helbert, consegui! Neste dia percebi como corredores são uma família! Comecei e não parei mais. O início não foi fácil, tenho bronquite asmática, uso "bombinha". Parecia que meu peito ia explodir, mas a vontade de vencer a mim mesma foi maior que qualquer dor ou falta de ar. Chorei de emoção quando corri os primeiros 5 km direto!”.

Desde então, Poliana já esteve em oito provas, quatro pódios e também já conquistou alguns recordes pessoais. “A não ser a Sense Run, todas as provas que corri até aqui, foram na companhia do meu marido, Vinícius, que cruza comigo a linha de chegada, abrindo mão de correr em seu próprio ritmo, me apoiando e incentivando”, comentou.

Segundo ela, sua próxima meta é correr a volta da Pampulha. “Outras metas virão, pois pretendo correr a primeira maratona antes dos 50 anos. Se realmente a vida começa aos 40, eu sou apenas um bebê que está começando e que tenho muitos e muitos km a percorrer. Foram 440 km até agora, e contando, porque correr é libertador, para o corpo e para a alma! ”

 

Crescimento do número de mulheres no esporte

Ao falar sobre o esporte, Poliana comentou que tem aumentando o número de mulheres nas corridas, o por isso foi criado o projeto “Elas no Corre”.

“Dos 12 atletas que foram participar da corrida em Pains, 10 são mulheres. E boa parte mulheres que, até então, eram sedentárias. E isso é porque a corrida é um esporte que muda a vida da gente, é uma mudança de mentalidade”.

VEJA TAMBÉM

O dia em que Maria Eduarda foi uma policial

Menina de 5 anos que sonhava em ter festa de aniversário com o tema policial, realiza sonho e recebe visita de policiais militares.

16h46 13 Maio 2024