Antes de falar de clareamento dental, vamos falar de autoestima. Mais do que estar satisfeito com a aparência, a autoestima melhora as relações pessoais, profissionais, aumenta a produtividade e qualidade de vida.
Quando nós dentistas falamos que a odontologia muda vidas, estamos falando a verdade.
Quem não quer ter um sorriso mais bonito?
E um sorriso mais bonito é um grande aliado para melhora nos aspectos da vida de uma pessoa.
A estética ganhou bastante destaque dentro da odontologia nas últimas décadas. Hoje no mercado odontológico temos vários procedimentos estéticos, tanto da face, com a harmonização orofacial, tanto dos dentes, com lentes de contato dental, aparelho invisível e o mais procurado clareamento dental.
E é dele que vamos falar hoje.
O clareamento é um procedimento que vai deixar seus dentes mais brancos através de um gel, que existe em diferentes porcentagem e também pode ser realizado em dois métodos diferentes: O caseiro o supervisionado pelo dentista. Eu não gosto muito desse termo clareamento caseiro, eu costumo falar com meus pacientes, o clareamento supervisionado. Porque é um tratamento, é a prescrição do gel clareador pelo dentista, com todas as informações do seu uso e que deve ser realizado em um determinado período.
É um tratamento clareador supervisionado pelo dentista.
Também tem outro método que é o clareamento feito em consultório, onde é realizado o procedimento com gel com porcentagem maior, levando em consideração todas as variáveis do paciente, onde é feito um protocolo individual que conseguimos obter resultado logo na primeira sessão.
Geralmente o clareamento feito em consultório é escolhido pelo resultado mais rápido e pelo conforto, já que ele é feito em consultório pelo dentista, esse clareamento dificilmente vai causar algum desconforto para o paciente, pois dentro do consultório o gel é aplicado de forma e quantidade correta.
O clareamento supervisionado "o caseiro" é prescrito e orientado pelo dentista, mas como é realizado em casa, o paciente pode (acontece) exagerar na quantidade do gel com intuito de clarear os dentes mais rápido, extravasando o excesso de gel para gengiva e causando uma inflamação. Isso não acontece em todos os casos , mas é uma possibilidade.
O que difere um do outro é o TEMPO, o de consultório é mais rápido, o METODO, um é feito em casa com gel em uma porcentagem mais baixa, e outro é feito em consultório com uma porcentagem maior do gel. E também o INVESTIMENTO.
Em relação aos resultados, os dois são iguais, o dente vai clarear da mesma forma, porém em um tempo diferente.
Acontece que, o clareamento supervisionado, feito em casa, precisa de comprometimento para usar as moldeiras todos os dias conforme a orientação do dentista para alcançar o resultado final esperado. Caso o contrario, se o paciente não tem comprometimento eu recomendo que faça o clareamento de consultório.
É importante entender o que o paciente espera ao final do tratamento, para alinhar as expectativas , afinal nem todo dente vai ficar branquinho, o nosso dente tem um ponto de saturação, chegou nesse ponto, não vai clarear mais. E além de alinhar das expectativas com o pacientes é importante entender também como é a rotina do paciente, se ele vai ter tempo de realizar o tratamento em casa.
Podemos realizar também a técnica hibrida, que é a combinação dos dois métodos, clareamento de consultório e supervisionado, quando existe alguma indicação, por exemplo, quando tem um ou mais dentes escurecidos em relação aos outros.
O importante é entender que o clareamento é um tratamento, e que o gel clareador é considerado um medicamento e não um cosmético por isso deve ser prescrito e supervisionado pelo dentista.
Letícia Lopes | Dentista
Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨