• 16/05/2024
10 Fevereiro 2023 às 11h18
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Tenente Rhuan Arantes é o novo Comandante da 241ª Companhia de Polícia Militar em Arcos

Em entrevista ao Portal Arcos ele falou sobre as expectativas de trabalho para este ano
241ª Cia PM de Arcos

Após o grande trabalho desenvolvido por quase 15 anos pelo Capitão Bittencourt na Polícia Militar na cidade de Arcos, ele foi transferido para assumir do Sub Comando do 63º BPM em Formiga. Com a transferência, agora quem está à frente da 241ª Companhia de Polícia Militar em Arcos é o Tenente Rhuan Arantes da Cunha, que é natural de Formiga, mas atua na cidade de Arcos há aproximadamente seis anos.

Em entrevista ao Portal Arcos, Tenente Rhuan Arantes falou sobre as expectativas de trabalho neste ano, a frente da Polícia Militar em Arcos.

Rhuan Arantes da Cunha, tem 31 anos e é Bacharel em Direito, pela Unifor-MG. Ele nos contou que, após se formar ele foi aprovado em todas as etapas do curso para oficiais da PMMG, iniciando o curso em fevereiro de 2015. Ele se formou no ano seguinte e foi designado como Aspirante a Oficial para a 7ª Região de Polícia Militar em Divinópolis, logo em seguida foi encaminhado para servir no 63º Batalhão da PMMG em Formiga, onde permaneceu até novembro de 2017. Já no posto como 2º Tenente ele foi designado para a 241ª Companhia de Polícia Militar em Arcos para assumir o 1º e 2º Pelotão, ficando responsável por estar à frente da cidade de Arcos, Pains e Iguatama, sob o comando do Capitão Bittencourt. Em 2020, Rhuan Arantes foi promovido a 1º Tenente da PMMG e agora em 2023 assumiu o Comando da 241ª Companhia de Polícia Militar em Arcos.

Segundo ele, sua maior influência para se tornar Policial Militar foi seu pai Olemar da Cunha Ferreira que também foi policial militar. “Sempre fui apaixonado pela carreira voltada a segurança pública, justamente por isso comecei a cursar Direito, mas, a área militar sempre foi meu desejo, pelo trabalho ser dinâmico e diferente praticamente todos os dias, pela variedade da área de atuação. Mas, meu pai que também foi Policial Militar teve uma grande influência na minha escolha”, comentou.

 

“Creio que tudo tem o momento certo e Deus reserva estes momentos quando estamos preparados” – Tenente Arantes

Perguntamos para ele como que está sendo para ele ter recebido essa oportunidade de assumir o comando da 241ª Cia de Polícia Militar em Arcos.

Em resposta, ele nos disse: “Creio que tudo tem o momento certo e Deus reserva estes momentos quando estamos preparados. Desde que cheguei em Arcos busquei desenvolver o melhor trabalho possível, auxiliando o Capitão Bittencourt no que fosse necessário e durante este período adquiri muita experiência trabalhando ao lado do Capitão que ficou quase 15 anos a frente de Arcos e região e conhece como ninguém a cidade e como resolver problemas. Trata-se de uma grande responsabilidade, mas agradeço pela confiança do Comandante de Batalhão Tenente Coronel Gotelip e ao Capitão Bittencourt”.

 

Trabalhos para 2023

Quanto aos trabalhos para este ano, Tenente Rhuan Arantes comentou que a Polícia Militar tem vários projetos em andamento de curto e longo prazo. Eles voltaram a melhorar a logística de trabalho dos militares, o que irá fornecer mais segurança para os cidadãos de Arcos e região. Ele comentou que a expectativa é que os índices melhorem ainda mais e a população se sinta segura.

A Polícia Militar também está atualizando e ampliando o sistema de monitoramento “Olho-Vivo”, aumentando o número de câmeras na cidade, além de alocar novas câmeras de leitura de placa nas rodovias que dão acesso a cidade: “assim, poderemos visualizar veículos furtados e roubados mesmo antes de adentrarem na cidade”. Segundo Tenente Rhuan Arantes, eles também irão aumentar o número de operadores que trabalham no “olho-vivo” para que a qualidade nos monitoramentos se mantenha.

Também foi instalado um gerador de energia no quartel, assim em caso de falta de energia nas proximidades do quartel, o local ainda terá energia e será possível continuar o monitoramento pelo “olho-vivo”.

“Buscaremos aumentar o número de operações de combate ao tráfico de drogas na cidade, bem como atuar para que sejam combatidos com eficácia crimes contra o patrimônio”, comentou.

 

Referência em Segurança Pública – Sabe-se que a cidade de Arcos é referência em toda a região por sua excelente segurança pública e moderno sistema de monitoramento, e esse legado é algo que o novo Comandante pretende dar continuidade. 

“ ‘Em time que está ganhando não se mexe’, a cidade de Arcos tem um dos melhores índices de toda Minas Gerais, por se tratar de uma cidade com população considerável e uma grande população flutuante, analisando os números são ótimos. Mas, buscarei realizar melhorias e ampliações no que for possível, para isso contamos com o apoio dos demais órgãos como Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público, Judiciário e Legislativo, pois se a cidade atingiu o patamar que se encontra atualmente foi pelo trabalho conjunto de todos estes órgãos”.

 

“[...] buscarei sempre que Arcos mantenha esse nível de excelência na prestação da segurança pública e naquilo que estiver em meu alcance sempre buscaremos melhorar” – Tenente Rhuan Arantes

Mesmo sendo da cidade de Formiga, Tenente Rhuan disse que se sente um cidadão arcoense devido todo carinho e apoio que recebeu da população e das autoridades do município.  

“Desde que cheguei à cidade e fui apresentado à população e às autoridades da cidade, recebi um apoio incondicional de todos e pude notar o quanto a população Arcoense é ligada a Polícia Militar e tem confiança no serviço prestado. Sempre fui muito bem recebido em todos os lugares e sempre tive o apoio necessário na cidade, logo, também repassava aos militares a necessidade de entregar um serviço de qualidade à população, visto que é desta forma que conseguimos a confiança da população e é ela quem nos repassa as informações necessárias para sempre estarmos melhorando e atendendo o público da melhor forma”, comentou.

Ao final da entrevista, Tenente Rhuan Arantes ressaltou que estando a frente da 241ª Cia PM em Arcos ele irá buscar desenvolver o melhor trabalho para manter o nível de excelência na prestação da segurança pública na cidade.

“Assim, como cidadão arcoense, buscarei sempre que Arcos mantenha esse nível de excelência na prestação da segurança pública. Naquilo que estiver em meu alcance sempre buscaremos melhorar e naquilo que não estiver, buscaremos formas junto aos demais órgãos para que possam nos auxiliar, pois trata-se sempre de um trabalho conjunto”.  

VEJA TAMBÉM

Que formato tem?

A Escala de Bristol revela muito sobre a saúde do seu intestino.

08h32 14 Maio 2024
O dia em que Maria Eduarda foi uma policial

Menina de 5 anos que sonhava em ter festa de aniversário com o tema policial, realiza sonho e recebe visita de policiais militares.

16h46 13 Maio 2024