• 17/05/2024
18 Agosto 2022 às 11h17
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Arcoense Marcus Vinícius ganha como vice-campeão do ‘Campeonato Brasileiro de Mountain Marathon XCM’

O atleta arcoense Marcus Vinícius Rodrigues e Silva foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Mountain Marathon XCM, que foi realizado na cidade de Castro Alves, na Bahia. O campeonato que aconteceu no último domingo (14), foi realizado em etapa única para disputa ao título de 2022.

Em entrevista ao Portal Arcos, o atleta e empresário Marcus Vinícius falou sobre como foi ganhar como vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Moutain Marathon XCM.

“Foi surreal, um sonho realizado, pois a preparação de treinos para a modalidade é muito intensa e são horas e horas treinando em todo tipo de condições climaticas: frio, sol, chuva e abdicando de várias coisas da vida social para me tornar um atleta no mínimo competitivo. Fui sabendo do peso que seria pra ficar em um top 10 do Brasil na mais esperada competição do ano. E depois de quase 4:30h, em um percurso com 2800 metros de Altimetria de subida, extremamente duro e técnico e ainda com quase 24 horas de chuvas no dia anterior  à largada – o que dificultou ainda mais para os atletas – me consagrar Vice Campeão Brasileiro na modalidade XCM, só me faz querer ir além com os treinos. Me sinto orgulhoso de estar entre os melhores atletas do Brasil”, comentou.

 

24 anos de treino e dedicação

Marcus nos contou que pratica o Mountain Bike há 24 anos, desde 1998. Ele começou utilizando a bicicleta como meio de locomoção pela cidade, e na época, tinha um grupo de pessoas que pedalava pela zona rural, na Usina Velha, Rastro do São Pedro e Corumbá e a partir daí começou a surgir uma curiosidade pelo esporte. “Tinha também outro grupo que já levava o esporte um pouco mais a sério.  Então perguntei se poderia treinar com eles para eu ir em competições.  E até hoje estamos aí, eu o Waguinho da loja WS bikes e o Flávio Elias  (Cogumelo)”.

Porém, o seu amor pelo esporte surgiu um pouco antes, quando ainda era criança. “O amor por bikes veio ainda mais cedo desde criança. No início  da década de 90, veio as BMX e toda criança tinha um sonho de ter uma. Tive minha Caloi freestyle com uns 7 anos e aí iníciou a paixão  por duas rodas. Íamos para pista de rampas, disputei algumas  competições de BMX no Poliesportivo, onde o Adriano Silva realizava as competições. Inclusive não poderia de deixar de falar dele, que foi um amante e precursor do esporte Moutain bike em Arcos. Então, jamais deixo de olhar e lembrar de onde veio minha raiz”.

 

Campeão Mineiro XCO

No ano passado Marcus também foi Campeão Mineiro XCO Cross Country Olímpico, vice-campeão Brasileiro Moutain Bike XCO 2021 Cross Country Olímpico, ficou em 3º lugar dupla das Américas na Brasil Ride Espinhaço 2021 – que foi uma ultramaratona de 5 dias –, foi Campeão do Ranking Brasileiro XCO 2021, com 510 pontos e Campeão do Ranking Mineiro XCO 2021.

Marcus também contou sobre outros títulos expressivos que conquistou este ano: “O Primeiro título expressivo desde ano foi o título de Campeão da Brasil Ride Espinhaço, na categoria trio Corporativo. Uma ultra maratona de 5 etapas que aconteceram em Conceição do Mato Dentro, entre os dias 19 a 23 de abril e foram 10 horas e 52 minutos para consagrar-me Campeão da Brasil Ride 2022”.

 

Apoio

Perguntamos ao Marcus, se ele recebe algum apoio público ou privado para participar dos campeonato. Em resposta, ele disse que recebe apoio de sua Assessoria Esportiva, apoio do Arcos Clube e da mecânica Impacto Bike.

Quanto ao apoio do setor público, ele comentou que o executivo e legislativo têm se empenhado em contribuir com o crescimento do esporte na cidade.

"O setor público está sempre empenhado em ajudar os atletas e já estamos em conversa para regulamentar o bolsa atleta Municipal e contamos com ajuda do legislativo e do executivo para aprovar a lei que é de grande relevância para o futuro do esporte  em nossa cidade".

 

Próximas metas

Ao final da entrevista, Marcus nos contou que o próximo objetivo este ano é representar a cidade de Arcos no Campeonato Panamericano de XCM, que acontecerá em setembro em Conceição do Mato Dentro – MG. Também pretende participar do ‘Campeonato Brasileiro Croos Country Olípico’ e da Ultra Maratona ‘Brasil Ride Bahia, em outubro.

VEJA TAMBÉM

Que formato tem?

A Escala de Bristol revela muito sobre a saúde do seu intestino.

08h32 14 Maio 2024
O dia em que Maria Eduarda foi uma policial

Menina de 5 anos que sonhava em ter festa de aniversário com o tema policial, realiza sonho e recebe visita de policiais militares.

16h46 13 Maio 2024