O formato das fezes pode parecer um assunto desconfortável para alguns, mas é uma janela valiosa para a saúde do nosso intestino.
A Escala de Bristol, oferece uma maneira simples e eficaz de entender o que as características das fezes podem revelar sobre nossa saúde intestinal.
Nas fotos acima podemos entender melhor como classificar as fezes com base no formato e consistência. Na Escala de Bristol mostrada, o formato pode variar entre os 7 tipos mostrados. As Fezes do tipo 1 são duras e separadas em pedaços, o que indica constipação, enquanto as fezes do tipo 7 são liquidas e indica diarreia.
Manter um equilíbrio entre esses extremos, preferencialmente nas categorias 3 e 4, geralmente reflete uma saúde intestinal saudável.
Quais fatores podem influenciar no formato das fezes?
Conforme vimos acima na Tabela de Bristol, o formato das fezes pode trazer informações sobre a saúde intestinal, indicando trânsito lento ou desregulado.
E existem alguns fatores que podem influenciar, como:
- Microbiota;
- Sedentarismo;
- Uso de medicações que podem influenciar no processo das fezes;
- Doenças intestinais, podendo ser do sistema digestivo, infecciosas, hormonais ou até mesmo de origem psicológica;
- Alimentação desequilibrada;
- Intolerância alimentar;
Manter uma boa alimentação é muito importante para a sua saúde intestinal, o consumo de água, frutas, verduras e fibras é uma ótima estratégia para isso. Evitar o consumo de açúcares, carne vermelha e farinha branca em excesso também é uma dica importante para a saúde do intestino. E por último, mas muito importante também é a prática de exercícios físicos.
Caso note alguma alteração nas suas fezes, procure um médico! Cuidar bem da sua saúde é principal!
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo e teremos o maior prazer em te atender!
(37) 34052600
(37)998030594