• 18/04/2024
23 Junho 2022 às 16h26
Fonte de Informação: Performance Academia

Como o sono pode interferir no emagrecimento

É uma pergunta comum, e que pode ajudar muitas pessoas a organizar a rotina, além de entender um pouco mais sobre seu corpo e metabolismo. Essa dúvida abriu margem para vários estudos, e neles mostram que existe sim uma relação direta entre a privação de sono e o aumento de peso e a obesidade.


Quanto menos o indivíduo dorme, mais fome e mais tempo para buscar comida ele terá. Além de que quanto mais tempo acordado, mais gasto calórico diário. E quanto menos o sujeito dorme e descansa, mais fadiga o corpo sentirá, tendo menos disposição para praticar atividades físicas.


Sem a melatonina (hormônio responsável pela sensação de sonolência),ou com níveis abaixo desse hormônio, podemos ver que ficamos mais propensos a comer e gastar menos energia. A ausência da melatonina, faz com que o corpo produza mais grelina que é o hormônio que induz a fome, além de reduzir os níveis de leptina (hormônio da saciedade). O sono desregulado proporciona um ciclo vicioso, onde o indivíduo tem tendência a se alimentar mais para, pois o corpo entende que haverá um gasto de energia, por outro lado a pessoa tende a estar sempre cansada pela falta de descanso no sono. Então o aumento de peso acontece, por esses fatores.


Regular o sono então é essencial para a saúde e para a perda de peso. Em média uma pessoa precisa dormir de 6 a 8 horas por dia, para reparar a energia gasta. A saúde está na sua alimentação, mas também está nos seus hábitos.  


Então meus caros, durmam! Um sono de qualidade é fundamental para manter sua saúde e corpo em dia.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024