• 26/04/2024
22 Junho 2022 às 19h09

Cuidados com a corrente da bike

A corrente da bicicleta é responsável pela transmissão de força do movimento de pedalar para a roda traseira. Sendo um elemento muito importante para o funcionamento da bicicleta.
Existem várias marcas, modelos e medidas de corrente. Cada sistema de transmissão utiliza um tipo de corrente específica.


Por ser um componente tão importante, precisa de uma atenção especial, e para evitar desgastes prematuros dos componentes da relação de marchas. E para isso, ai vai algumas dicas, para o cuidado com as correntes da sua bike.


Limpeza


Comece a limpeza aplicando o desengraxante com um pincel ou borrifador em todos os componentes da relação de marchas (corrente, k7, coroa e roldanas). Com uma escova pequena esfregue elo por elo da corrente, os dentes da coroa e do k7, eliminando toda a sujeira. Enxágue bem e se necessário repita o processo.


Lubrificação


Com a corrente inicie o processo de lubrificação, o modo de aplicação do lubrificante vai depender do tipo (óleo seco ou úmido, cera, etc.). É comum aplicar uma gota de lubrificante por elo da corrente, evitando excessos.


Lubrificação em excesso pode segurar muita sujeira, diminuindo a durabilidade da corrente.
A falta de lubrificação gera muito atrito entre elos da corrente e os dentes do k7 e da coroa causando desgaste do sistema.


Utilize sempre lubrificantes de qualidade.


E por último, uma dúvida como, “quando trocar a corrente?”


É indicado a troca da corrente a cada 1000km para mountain bikes e 1500km para road bikes.
Mas na prática isso pode variar! E vai depender se a corrente está sempre bem lubrificada, o tipo de terreno que se está pedalando, clima, se a bicicleta é para uso urbano, passeio, treino e competição.


O ideal é sempre visitar uma oficina para que possa ser feita a medição do desgaste da corrente!
E a Bodock Bike é a sua maior aliada nos cuidados com a sua bike!

 

Fique ligado! Conheça a Bodock Bike!
Telefone de contato: (37) 9 9907-3135
Instagram: @bodockbikeoficina

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024