• 01/05/2024
19 Maio 2022 às 12h07
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Secretário de obras Daniel Mendonça dá detalhes sobre a construção da passarela no bairro Calcita

Os perigos e problemas da BR-354 em Arcos já são velhos conhecidos da população de Arcos. Acidentes, engarrafamentos, infrações de trânsito e a poeira são um dos vários problemas do local.

Por ser um local muito perigoso, onde acidentes fatais já foram registrados, há anos a população vem solicitando alguma solução por parte do Governo Municipal. Há algum tempo, foi colocado semáforo em duas localidades da BR-354 (entrada do bairro São Judas e próximo a Trincheira), porém, isso não fez com que o local ficasse menos perigoso, tendo em vista que devido à falta de fiscalização muitos motoristas não respeitam o sinal de pare do semáforo e impendem a passagem de pedestres e outros veículos.

Uma possível solução muito solicitada pela população de Arcos é a construção de passarelas, principalmente ligando o bairro Calcita ao bairro Brasília, para fazer com que as pessoas não tenham que atravessar a BR-354. E só agora, após muitos anos de solicitação e de muitos acidentes no local, o Governo Municipal decidiu sinalizar a construção dessa passarela. A divulgação informando sobre a construção foi feita no dia 29 de abril no site da Prefeitura Municipal. Segundo foi informado, a passarela irá interligar as duas extremidades da Av. Presidente Jucelino Kubitschek.

E para dar mais detalhes sobre a construção desta passarela e informar sobre o início da mesma, a reportagem do Portal Arcos entrevistou o Secretário de Obras, Daniel Mendonça. Leia a entrevista abaixo:

 

Reportagem: Quando iniciou o planejamento para o início da construção da passarela no bairro Calcita?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: “O planejamento para a construção da passarela teve início agora em 2022, quando foi destinado recurso financeiro para a construção da mesma. A elaboração dos projetos será realizada por meio de um processo licitatório que definirá o projeto”.

 

Reportagem: Qual o valor estimado para a construção da passarela?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: “O valor da obra será definido após aprovação do projeto junto ao DNIT, e após a elaboração das planilhas de quantitativos e custos”.

 

Reportagem: A passarela será construída com recursos do próprio município ou receberá recursos de outra fonte? O município tem esse dinheiro em caixa?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: (sem resposta)

 

Reportagem: Quando será iniciada a construção da passarela? Já existe uma data prevista?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: “A atual administração almeja iniciar as obras da construção da passarela num prazo máximo de 60 dias após a definição e aprovação dos projetos junto ao DNIT”.

 

Reportagem: Já foi feita a licitação para a contratação da empresa que fará a construção da passarela? Se sim, qual foi a empresa contemplada? Se não, quando será iniciada a licitação?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: (sem resposta)

 

Reportagem: Vocês pretendem colocar alguma barreira de contenção na BR-354, para impedir as pessoas de passarem pela BR e assim, optarem por passar somente pela passarela?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: “Além da passarela, será definido junto ao projeto, a colocação de barreiras físicas paralelas às pistas de rolagem da rodovia”.

 

Reportagem: Qual o prazo estimado para o término da construção da passarela? Ela fica pronta ainda este ano ou apenas em 2023?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: (sem resposta)

 

Reportagem: Gostaríamos que você falasse um pouco sobre os benefícios que essa passarela irá proporcionar a população de Arcos.

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: “Com a construção da passarela, os transeuntes se deslocarão em segurança sobre a BR-354, evitando possíveis acidentes; haverá deslocamento dos veículos com maior segurança e interligações entre os bairros adjacentes: Vila Calcita, Santa Efigênia, Nossa Senhora Aparecida, São Geraldo e as Comunidades Rurais daquela região”.

 

Reportagem: A construção dessa passarela já era uma meta desse Governo?

Secretário de Obras, Daniel Mendonça: “A atual Administração vem há bastante tempo estudando um projeto que viabilize o trânsito daquela região. O processo depende também da deliberação do DNIT por se tratar de uma rodovia federal, mas em breve, estaremos entregado esta tão esperada obra para a população arcoense”.   

 

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024