• 29/03/2024
13 Maio 2022 às 19h15

Os benefícios da dança para o corpo e para a mente

Já sabemos que dançar é uma forma artística linda de se expressar. E que cada um se expressa de uma forma através da dança. É algo subjetivo e peculiar, e ao mesmo tempo consegue unir pessoas em uma única coreografia. E em cada passo encantar plateias, ou encantar a si mesmo!É um desafio muito gostoso de se praticar. Mas além disso tudo, a dança é uma excelente aliada para o bem-estar e para a autoestima! Seja qual for o ritmo: samba, bolero, funk e etc, aquele que faça querer mexer o corpo, aquecer o coração e trazer alegria para a mente. Quando o assunto é incluir a dança na sua rotina, o seu corpo todo ganha e a sua mente ganha mais ainda.


A dança é uma atividade física e artística, que consegue trabalhar vários músculos do corpo, proporcionando uma grande queima de calorias, ajudando assim a evitar o acúmulo de gordura corporal.


Benefícios para o corpo e para a mente:


Melhora a flexibilidade e corrige a postura corporal


Por trabalhar os movimentos, a dança proporciona uma maior flexibilidade para o corpo. Contribuiu também, para a melhoria da postura corporal, aumentando a nossa percepção do corpo, de forma que ficamos mais atentos em corrigir a postura da coluna.


Desenvolve mais auto confiança


Em algumas aulas de dança podemos observar a presença de espelhos, este colabora para que a pessoa que esteja praticando, tenha mais consciência corporal. Dançar é um desafio muito gostoso, e cada realização na dança, estimula muito a auto confiança.


Sistema cardiorrespiratório mais resistentes


A cada 30 minutos dançando, aumenta a frequência cardíaca e respiratória. Ou seja, contribui para o coração bombear mais sangue para os músculos e para o corpo, aumentando a disposição e o ânimo! É recomendado que o hábito de dançar seja pelo menos 3 vezes na semana. Mas se você conseguir incluir na sua rotina,1 dia da semana dançando, você já está contribuindo muito para a sua saúde.


Aliada contra a depressão


Segundo um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) concluiu que a dança ajuda na regeneração das células cerebrais. Contribuindo para o aumento da endorfina e a dopamina no corpo, que são chamados de hormônios da felicidade.


A dança atua de forma benéfica em vários pontos, seja no corpo ou na mente. Por isso, é muito indicada como atividade física para grandes grupos, e muitas vezes, como uma atividade complementar para quem pratica musculação e tem o objetivo de ganho de massa e perda de gordura corporal. A dança consegue contribuir muito em ambos os casos, conciliando a uma alimentação planejada para cada caso.


Dançar é gostoso demais! E pensando nisso a Performance academia traz, Robson Manoel, o instrutor credenciado da Fit Dance. Esta que é hoje uma das maiores academias de dança do país! Bora dançar! Vem pra Performance Academia!

 

VEJA TAMBÉM