• 03/05/2024
07 Março 2022 às 12h42
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Vereador Ademar (Sorriso) fala sobre Projeto de Lei para proibição de fogos com estampidos em Arcos

Discussão do projeto acontecerá hoje na reunião ordinária da Câmara Municipal
Vereador Ademar Aureliano de Medeiros (Sorriso)

Após ficar um mês parado na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 03/2022, que foi protocolado no dia 02 de fevereiro, deu entrada no legislativo na reunião ordinária do dia 04 de março. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Ademar Aureliano de Madeiros (Sorriso), trata sobre a proibição da utilização e queima de fogos de estampidos e de artifícios na cidade de Arcos.

De acordo com a Pauta da 5ª reunião ordinária publicada no site da Câmara, na reunião ordinária de hoje será feita a discussão desse projeto e muitas pessoas que apoiam a aprovação do projeto pretendem comparecer para a discussão.

Para falar mais sobre a importância da aprovação desse projeto na cidade de Arcos, a reportagem do Portal Arcos entrevistou o vereador Ademar (Sorriso), que é o autor do projeto.

 

Reportagem Portal Arcos: O senhor decidiu iniciar o ano de 2022 com este projeto para a proibição de fogos com estampidos em Arcos, que é um projeto polêmico e que tem sido muito aguardado pela população de Arcos. O que o levou a querer iniciar o ano com este projeto?

Vereador Ademar (Sorriso): “Quando Deus me direcionou neste caminho da política eu saí como candidato em 45 dias e quis Deus que eu fosse vereador. Então, eu estou cumprindo a função que Deus me confiou. Desde fevereiro do ano passado nós estamos elaborando e estudando este projeto. É um projeto muito polêmico, muito complicado, mas, nós vimos à situação da nossa população e da cidade no geral, principalmente dos autistas, os idosos, as crianças. E está escrito no projeto o tanto que faz mal esses fogos com estampidos”.

“Não estamos querendo proibir todos os fogos, apenas os de estampidos, que prejudicam tanto crianças, idosos, acamados e enfermos, os autistas e também os animais”.

 

"[...] É um projeto muito polêmico, muito complicado, mas, nós vimos à situação da nossa população e da cidade no geral, principalmente dos autistas, os idosos, as crianças. E está escrito no projeto o tanto que faz mal esses fogos com estampidos”.

 

 

Reportagem Portal Arcos: O senhor recebe muitas reclamações da população, quanto a essa questão dos fogos?

Vereador Ademar (Sorriso): “Para ser sincero não. Pois, eu sou liderança da igreja católica, sou católico e sou devoto de Nossa Senhora e o dia que mais solta fogos é no dia 12 de outubro, que é o dia de Nossa senhora Aparecida. E como as pessoas sabem que sou devoto de Nossa Senhora, muitas pessoas pensaram que eu não faria este projeto. Quando as pessoas souberam do projeto, muitas agradeceram e disseram que eu consegui ser imparcial. E eu disse que eu estou trabalhando aqui para o bem do coletivo e não do individual”.

“Eu sei que é um projeto polêmico e eu sou a favor da proibição de fogos com estampidos, pois prejudica crianças com autismo, idosos, pessoas enfermas e animais. E eu convivo com isso de perto, pois, temos aqui a APAE que está situada na Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), temos o Lar Pousada dos Bertos que também está situado na SSVP e temos vários animais de rua. Então são várias coisas que contribuem”.

 

Reportagem Portal Arcos: O senhor protocolou o projeto no início de fevereiro e só agora ele foi colocado em pauta, para votação. Teve algum motivo específico para a esta demora? Ou os demais projetos costumam demorar assim também?

Vereador Ademar (Sorriso): “É o presidente quem coloca ou não coloca o projeto em pauta. Eu acredito que chegou vários outros projetos, então eu acredito que ele não colocou este projeto mais rápido devido a isso. Creio que deve ser por isso, mas, o motivo certo eu não sei”.

 

Reportagem Portal Arcos: O senhor acha que existe a possibilidade desse projeto ser aprovado? Como tem sido os comentários dos demais vereadores?

Vereador Ademar (Sorriso): “É um projeto polêmico. Eu apoio o projeto, mas, só quando ele for entrar para votação que nós vamos saber”.

“[...] E eu acredito que a maioria dos vereadores são favoráveis a esse projeto. E a população em geral eu creio que 55% ou mais é a favor, pois é algo que prejudica muito”.

 

Reportagem Portal Arcos: E se esse projeto for aprovado e sancionado, como será feita a fiscalização?

Vereador Ademar (Sorriso): “No artigo terceiro do projeto de lei diz que o poder executivo poderá regulamentar essa lei, ele vai decidir quem vai fiscalizar essa questão dos fogos. Então, ele sendo votado, o poder executivo deverá regulamentar. Mas, sendo aprovado na Câmara, também será opção do prefeito sancionar ou não sancionar”.

“E se for aprovado a proibição será na cidade toda, de órgãos públicos e privados. Pois os órgãos públicos deverão dar o exemplo, pois, exemplo vem de casa”.

 

Reportagem Portal Arcos: Quanto ao projeto de lei, gostaríamos que o senhor reforçasse novamente sobre a importância dessas medidas serem implantadas em Arcos.

Vereador Ademar (Sorriso): Quando você vai comemorar alguma coisa não é necessário fogos com estampidos pra você comemorar. Então é mais viável que você comemore de outra forma, com fogos que não façam barulho. Algumas pessoas podem dizer que estamos tirando a alegria ao comemorar, mas, não. Pois, é possível comemorar de outras formas que não será tão prejudicial às outras pessoas. Podem dizer que vai tirar a liberdade de comemorar, mas, nós temos que pensar no próximo, no amor ao próximo, pois, a nossa humanidade hoje tem se esquecido do próximo”.

“Já aconteceu comigo. Meu pai era doente e soltavam foguetes ao lado da minha casa e era uma coisa horrorosa. Então, já vivenciamos como é esse problema dos fogos com estampidos”.

 

Reportagem Portal Arcos: Gostaríamos que o senhor falasse agora sobre como tem sido pra você esses quase dois anos como vereador? Quais já foram seus principais projetos e trabalhos de fiscalização? E quais outros projetos e trabalhos o senhor pretende desenvolver esse ano?

Vereador Ademar (Sorriso): “Tem sido muito gratificante porque a gente já sabia as dificuldades que a gente iria encontrar, tendo em vista que eu já faço parte da sociedade como voluntário em vários seguimentos sociais, então eu já sabia das dificuldades. Política não tem como você agradar as duas partes, mas, quando teve a eleição nós fomos eleitos como vereador da cidade para ajudar o povo, a sociedade no geral, então é no coletivo e não no individual”.

 “A ideia é sempre estar melhorando e aprofundando. E muitas pessoas não sabem quais são as principais funções do vereador, que é fiscalizar e legislar, fazer leis e elaborar projetos. No ano de 2021, foram feitos 141 ofícios ao executivo e tivemos 135 indicações, 10 projetos de lei e 25 requerimentos. Esse foi o trabalho do ano passado, dentre outros que também fizemos. Como estamos no meio do povo, estamos sempre auxiliando em algumas coisas, mas sempre salientamos que não é função de vereador fazer obras e sim cobrar do executivo, assim, como a gente fez com os requerimentos e os ofícios”.

VEJA TAMBÉM

Polícia Militar apreende 200 pinos de cocaína em Arcos

Casal tentou despistar a PM transportando duas crianças no carro, mas a droga foi encontrada e os autores presos.

18h16 03 Maio 2024
Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024