Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/2050/687f87518eab3.jpg

Somatização: nossa mente pode fabricar uma doença?

Todos nós podemos somatizar, de forma leve em diversas situações da vida. A mente e o cérebro estão conectados, e quando a mente esta emocionalmente abalada, o nosso organismo responde a isso com sintomas físicos. Quando isso passa a acontecer com frequência, chamamos de somatização, e desta forma é necessária buscar ajuda de um profissional da área, como um psicólogo ou um psiquiatra.

O corpo somatiza em resposta a emoções, como quando você está ansioso por algo que vai acontecer, por problemas de saúde na família, por perder o emprego, por estresse do cotidiano, entre outras coisas. Alguns dos sintomas mais comuns são:

🔹Queda do sistema imunológico;
🔹Insônia;
🔹Dores no pescoço, no corpo e nas costas;
🔹Enxaqueca;
🔹Formigamento nos braços e pernas;
🔹Zumbido no ouvido;
🔹Sensibilidade a luz e cheiros;
🔹Dermatite;
🔹Diarréia, azia e refluxo;
🔹Asma, bronquite e alergias no geral.


O equilíbrio emocional nos ajuda a evitar as somatizações. E praticar exercícios físicos, buscar terapia, ter algum hobby, e evitar o stress, e tentar ser menos exigente consigo mesmo, contribuem muito para a nossa saúde psíquica e emocional.

Caso queira conversar melhor sobre o assunto, é só me mandar uma mensagem!

 

Psicóloga Selma Rodarte


SOLICITE ATENDIMENTO
📞 (37) 99860-2600
📍 Rua Jarbas Ferreira Pires sala1, 284, Arcos - MG - 35588-000

Veja também: